Casa Máy > As Melhores Partes - Posts > autoras > O café – Cristina Ruiz

< voltar

O café – Cristina Ruiz

Postado às 01:15 do dia 25/06/14

A Biluma Cultural é uma editora interessante: publica livros bilíngues (português/inglês) em que o conteúdo para ser lido é tão importante quanto aquele para ser visto. São livros de arte em formatos grandes, com texto pesquisado e fotos lindas. Já tendo editado o ótimo O chá (2013), a Beluma lança O café, um passeio textual e fotográfico pela história da bebida que, embora tenha nascido na Etiópia, tem hoje, no Brasil, seu maior produtor isolado.

As histórias das mais antigas cafeterias do mundo e um detalhado cronograma das estradas de ferro que foram construídas no Brasil para escoar a produção do grão desde o interior até o porto de Santos estão presentes no volume. Um pouco sobre as ondas migratórias brasileiras – italianos, espanhóis e japoneses que vieram para a lavoura cafeeira – , bem como as receitas mais conhecidas com café completam as informações dadas ao leitor.

É uma obra para quem busca detalhes pouco óbvios sobre a bebida. Sendo a terceira mais consumida no mundo (http://www.teausa.com/14655/tea-fact-sheet), existem inúmeras publicações sobre o tema. Com a popularização de máquinas que funcionam com cápsulas, até encartes querem trazer curiosidades ao consumidor. Mas se nesses a linguagem é a do marketing, no texto de Cristina Ruiz a escrita é mais autoral, elaborada por quem sabe – como todo brasileiro – que café bom é o cafezinho tomado entre amigos.

 

revisto por Mayra Corrêa e Castro © 2014

 

RUIZ, Cristina. O café = The coffee. Tradução Fernando Ruiz Lopez. São Paulo: Biluma Cultural, 2014.

 

Comentários

Galeria de Fotos do Pinterest

Assinar Newsletter