Casa Máy > As Melhores Partes - Posts > aromaterapia > Holocromos – Muni Oliveira com Gabriela Yashay

< voltar

Holocromos – Muni Oliveira com Gabriela Yashay

Postado às 17:48 do dia 11/09/12

Muni (1960) é aromaterapeuta, mestre Reiki, professora na Aura-Soma, psicoterapeuta transpessoal. Trabalha como terapeuta há 30 anos e desenvolveu este que é chamado de sistema Holocromos (Terapia dos Fractais), um método de diagnóstico holístico e tratamento vibracional baseado no universo dos fractais e na assinatura das plantas tal como inicialmente formulada por Paracelso.

Tive oportunidade de conhecer Muni durante o Curso de Aromaterapia Quântica com Dr. Daniel Penoel, no início de agosto passado em Belo Horizonte/MG. Ela acabava de lançar seu livro, autopublicado. Conversamos rapidamente sobre seu trabalho e prometi que leria seu livro e depois tentaríamos trazê-la a Curitiba/PR para um curso.

O livro de Muni é muito bem feito e as tábuas com desenhos fractais é impactante (as tábuas aparecem em miniatura no volume). São 64 desenhos criados por Luciano Freaza, que captam estados de ser, e são usados para o diagnóstico no sistema Holocromos. A partir da escolha que o cliente faz de uma das tábuas fractálicas para descrever seu estado atual – uma escolha baseada em ressonância, onde o hemisfério direito do cérebro tem papel preponderante – , utilizam-se recursos terapêuticos com vistas a harmonizar o campo etérico: cor, som, aroma e os próprios fractais. É interessantíssimo como as tábuas interpretam nosso estado físico, mental, emocional e espiritual.

Não resisti fazer um teste comigo mesma e o resultado não poderia ter sido mais preciso, sobretudo nos sintomas físicos. Mas o livro não substitui um curso presencial, e muito menos uma sessão com um terapeuta formado no sistema Holocromos.

Por enquanto, até que consigamos trazer Muni à cidade, vou lhe dar de aperitivo três excertos do livro. Ele pode ser comprado diretamente com Muni ou através da Mahatma Livraria (Curitiba/PR), que despacha via Correios para todo o Brasil.

 

 

Equanimidade

“Para estar na neutralidade é preciso estar na observação, olhando o que se está vivenciando como a experiência se apresenta, sem o aprisionamento dos conceitos mentais, dos julgamentos e dos condicionamentos acumulados. É um olhar observador que propricia clareza, na medida em que se dá espaço à mente livre e reflexiva.” (p. 15)

– Não conheço nenhuma moderna terapia holística que não esteja incorporando conceitos das filosofias orientais em seus métodos. No livro O Cérebro de Buda (em breve, resenhado aqui no Melhores Partes), os autores propõem métodos para transformar os processos mentais baseando-se em técnicas da meditação budista e do que conhecemos sobre a bioquímica cerebral. O pessoal do Heart Math também ensina como treinar a mente para estados equânimes. Vale a pena conferir essas duas referências.

 

 

Princípios do Sistema Holocromos

“O corpo orgânico e sutil encontra a auto-regulação nos elementos da natureza.” (p. 20)

– Vamos aqui lembrar o que é natureza? Ar, comida, bicho e gente; luz, cor, som, cheiro. Depende do que você respira, do que come, de quem cuida e com quem convive; o que vê, ouve, cheira e sente.

“O cerne do sistema Holocromos é a comunicação multifacetada que possibilita a interação das linguagens falada, auditiva, olfativa, visual e sinestésica. Esta conexão sensorial é uma abertura para o indivíduo ressignificar e fazer novas sinapses, deixando de estar tão identificado e preso ao ego.” (p. 44)

– A terapêutica do Holocromos se vale da visualização dos próprios desenhos fractais, de luzes coloridas, música e das sinergias cromoaromáticas. Atualmente, na aromaterapia, estão surgindo a cada dia mais pesquisadores que se valem da frequência e assinatura vegetal dos óleos essenciais para a terapêutica. A própria Aromaterapia Quântica do Dr. Penoel, que mencionei acima, segue essa linha. Seus óleos essenciais possuem arranjos moleculares na Proporção Áurea, além de serem fotonizados após o envase.

 

revisto por Mayra Corrêa e Castro ® 2012

 

OLIVEIRA, Muni. YASHAY, Gabriela. Holocromos: o universo dos fractais e dos campos frequenciais na terapêutica vibracional. Rio de Janeiro: M. Oliveira, 2012.

Comentários

Galeria de Fotos do Pinterest

Assinar Newsletter