Casa Máy > As Melhores Partes - Posts > budismo > Chá – Jane Pettigrew

< voltar

Chá – Jane Pettigrew

Postado às 13:51 do dia 30/05/14

Com sorte você encontrará este livrinho em algum sebo. Com sorte, você achará uma cafeteria onde servem chá a granel pra poder ler o livrinho. E com mais sorte ainda o atendente aquecerá a água apenas até 80 graus e a verterá sobre folhas frescas numa caneca de porcelana que ficará tampada por 3 minutos até que você possa tirar o infusor de dentro dela, sorver o licor fumegante, abrir a primeira página e descobrir que o livrinho vale muito mais dos que os 10 reais que pagou por ele.

Jane Pettigrew é uma especialista e tanto sobre chás e infusões. Recentemente, junto com Victoria Bisogno, do El Club del Té (Argentina), escreveu o bilíngue Manual del Sommelier de Té/Tea Sommelier Handbook, que custa a bagatela de 80 reais – mas você terá de ir até Buenos Aires buscar. Então, de fato, topar com o diminuto Chá é ganhar na loteria: um novo custa R$ 58,00.

Com Jane você vai aprender a velha lição de que chá é tudo que contém Camellia sinensis – e que o resto é infusão de ervas ou flores. Verá lindas fotos de chás do mundo todo, que o farão suspirar pelo dia em que no Brasil  haverá tanta disponibilidade quanto há com relação às marcas de café. Entenderá definitivamente a classificação Orange Pekoe, tão confusa em alguns livros, mas continuará com  dúvida sobre oxidação e fermentação – processos químicos diferentes porém tratados como uma única coisa nos livros sobre chá publicados no Brasil.

No final, as 15 páginas que falam sobre a história do chá e de como ele saiu lá da China e veio dar nos Estados Unidos, onde o gelaram, já vale a leitura.

 

PETTIGREW, Jane. Chá. Tradução: Maria Lúcia Cavinato. São Paulo: Nobel, 1999.

Para comprar a nova edição, clique aqui.

 

Comentários

Galeria de Fotos do Pinterest

Assinar Newsletter