Casa Máy > As Melhores Partes - Posts > aromaterapia > A lavanda como caminho – Claúdia E. Obenaus

< voltar

A lavanda como caminho – Claúdia E. Obenaus

Postado às 22:18 do dia 25/01/15

Tendo o Brasil um mercado tão patético em termos de publicações dedicadas à aromaterapia e à fitoterapia, qualquer livro lançado, ainda mais quando escrito por autor nacional, deve ser comemorado. É o caso deste A lavanda como caminho, de Cláudia Obenaus, aromaterapeuta com longa trajetória que reside em Blumenau/SC. Formada em Educação Física, trouxe os óleos essenciais para aulas de alongamento e exercícios de respiração e depois ampliou o uso para as formas da aromaterapia clínica. Mas é com atenção focada na respiração e nos benefícios da lavanda que escreve o livro, mesclando experiências pessoais, aprendizados de vida com a prática clínica.
Que a lavanda é um óleo essencial incontornável, já sabemos. Cláudia o apresenta como gatilho para transformações que a aromaterapia pode ensejar. É um livro bastante voltado para a psicoaromaterapia, embora traga algumas indicações de uso para problemas físicos (se é que existe algum problema unicamente físico).
A maior virtude do volume é ser escrito com carinho e cumplicidade. Também é escrito da maneira mais simples possível, sem muitas neuras com relação a modos de usar os óleos essenciais, fazendo com que a aromaterapia se aproxime do que ela deveria ser: autoconhecimento a partir da vivência com as plantas. Por isso o título, ao estilo zen.
Se você nunca leu nada sobre aromaterapia – ou se, pelo contrário, lê tudo que aparece – vale muito comprar o livro de Cláudia. Não se trata de acrescentar receitas e sinergias ao seu repertório como aromaterapeuta, mas de compartilhar um caminho, um estilo de vida em que a reverência às plantas é a reverência ao próprio Divino que está em nós.
Abaixo selecionei algumas partes favoritas. Espero que goste.

Zen

“A tranquilidade se aproxima de nós à medida que nos aproximamos de nós mesmos.” (p. 17)

– De celebridades a Sócrates, todos são unânimes: o maior sucesso é encontrar a voz própria.

“Sintomas como falta de ar ou sensação de abafamento, tontura, desequilíbrio ou sensação de desmaio, palpitações, suores, asfixias – todos velhos amigos do medo.
O que fazer?
Respire, inspire e não pire!” (p. 53)

– Rs Gostei.

“Respiração profunda + aroma agradável = mudança de emoção.” (p. 108)

– Você não pode duvidar dessa fórmula.

“A mente em sintonia com o amor vence o medo.” (p. 135)

– Para qualquer um que queira se abrir a uma nova forma de encarar o medo, sugiro ardentemente o estudo de Um Curso em Milagres. Que tal começar pelas resenhas que escrevi aqui no blog?

Psicoaromaterapia da Lavanda

“Para mim, a lavanda é ouro, pois ajuda ‘lavar’ nossas imperfeições.” (p. 21)

– É bastante curioso que Cláudia tenha associado a lavanda às imperfeições. Pessoas imperfeitas seriam menos confiáveis? Um estudo publicado numa universidade da Holanda mostrou que, num jogo em que os participantes tinham que dar e receber dinheiro uns dos outros, o grupo de ficou exposto ao cheiro da lavanda promoveu mais trocas que o grupo que ficou exposto ao da hortelã ou a nenhum cheiro em particular. Interessante, não?

“A lavanda precisa de respiração consciente e regeneradora.” (p. 26)

– Quando falo da lavanda, peço aos alunos pra recordar aquelas fotos da Provence que vemos na internet. Céu azul, montanha, um horizonte aberto. Tudo a ver com respirar, com certeza.

“Mesmo depois de secas, elas mantêm o óleo essencial no seu interior.” (p. 64)

– É bastante interessante que Cláudia associe essa característica da lavanda, alecrim e tomilho (Labiadas) à resistência.

* Leia outro comentário que fiz sobre este livro em meu site Casa Máy. Clique aqui

 
revisto por Mayra Corrêa e Castro © 2015
OBENAUS, Claúdia E. A lavanda como caminho. Barueri, SP: Novo Século Editora, 2014, 1ª edição

Se gostou deste blog, considere comprar seus livros através de nossos links. Isso nos ajudará.

  • Compre A Lavanda como caminho na Livraria Cultura – Clique Aqui

Leia a resenha de outro livro sobre lavanda neste blog:

Comentários

Galeria de Fotos do Pinterest

Assinar Newsletter