Casa Máy > Aromaterapia > Conceitos essenciais: não confunda destilação fracionada com retificação por adição

< voltar

Conceitos essenciais: não confunda destilação fracionada com retificação por adição

Postado às 14:43 do dia 25/10/24
A imagem traz duas folhas lanceoladas e a frase: Conceitos essenciais: não confunda destilação fracionada com retificação por adição

Imagine uma torre de destilação para refino do petróleo. Dela se obtém, conforme a temperatura vai esfriando para cima, asfalto, óleo lubrificante, óleo diesel, querosene, gasolina, gases. Essas são frações do petróleo, separadas em função de seu peso molecular e da temperatura de sua ebulição/condensação.

A destilação fracionada também é um processo usado na obtenção de OEs. Exemplos são a deterpenização dos OEs da casca de citros, a purificação do OE do canforeiro. Outra aplicação desse tipo de destilação é isolar alguns compostos dos OEs conforme seu peso e taxa de evaporação.

Aliás, uma vez que esses compostos estejam isolados – um linalol, um terpineol, um cineol por exemplo -, estas moléculas podem ser usadas para ajustar (retificar) o teor da molécula um OE já destilado, o que configura um tipo de adulteração. Mas não configura uma adulteração se o OE ou a fração obtida ao final vier tal como foi condensada na coluna de fracionamento.

Talvez você esteja se perguntando se o ylang ylang passa por uma coluna de fracionamento: não costuma passar. Embora a destilação desta flor seja imprecisamente denominada fracionada, o melhor seria ser chamada de “porcionada”, porque o que ocorre é a coleta de porções do OE condensado ao longo de várias horas de uma destilação comum.

Venha aprender aromaterapia na Casa Máy. Aqui a gente instrumentaliza o aromaterapeuta no básico e no além do básico.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter