Casa Máy > Aromaterapia > Retificação de eucalipto-glóbulos

< voltar

Retificação de eucalipto-glóbulos

Postado às 17:39 do dia 17/05/22
A imagem traz a ilustração botânica de um ramo com flores abertas e fechadas de eucalipto a seguinte frase: Retificação do Eucaliptus globulus. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Fato 1) Na Farmacopeia Britânica, o teor mínimo desejado de 1,8-cineol no OE de eucalipto-glóbulos é de 70%.

.

Fato 2) A ISO possui normas pra eucaliptos com intervalos de 1,8-cineol entre 70% e 75% e entre 80% e 85%.

.

Fato 3) Nem todo geotipo de eucalipto-glóbulos e nem toda safra alcança o mínimo de 1,8-cineol indicado na Farmacopeia Britânica ou ISO.

.

Conclusão) O OE de eucalipto-glóbulos é retificado pra chegar no padrão que as normas pedem.

.

Esta retificação se dá em coluna de destilação fracionada, a baixas temperaturas, de forma que a fração cabeça, corpo e cauda do OE sejam recolhidos. A composição de uma fração é, portanto, diferente da composição de um OE não-retificado, isto é, de um OE integral (“crude oil”, em inglês).

.

E nós da aromaterapia com isto?

Nós, acaba que compramos o que tem no grande mercado: um OE retificado e padronizado no 1,8-cineol cujo teor, esperamos, de fato tenha sido retificado pela destilação em coluna em vez de retificado pela adição de 1,8-cineol sabe-se lá de qual origem.

.

Bão mesmo é a gente poder comprar um OE não-retificado, que possui um cheiro bem mais nuançado, menos “flat”, como costumam ser os OEs de pequenas destilarias. Além disto, um OE não-retificado pode conter menos quantidade de cineol (costuma ficar na casa dos 60%-70%), o que torna este eucalipto-glóbulos algo próximo do radiata que, nós sabemos, acaba sendo preferido no uso com públicos de exceção (justamente por conter menos cineol). Eucalipto-glóbulos não-retificado de pequenas destilarias é show!

.

Ah, e lembre: conforme o infográfico de 2018 do Tisserand Institute, recomenda-se o limite dérmico de OE de eucalipto-glóbulos ou radiata com crianças até 3 anos é de 0,5% e, até 6 anos, de 1%. Já de acordo com o EOS (Tisserand & Young, 2014), com adultos sem contraindicações específicos pro OE, o limite dérmico é de no máximo 20%.

.

Quem aí já teve a sorte de usar um OE de eucalipto-glóbulos integral?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter