Casa Máy > Terapias Naturais > Conceitos essenciais: não confunda holístico com vitalista

< voltar

Conceitos essenciais: não confunda holístico com vitalista

Postado às 12:23 do dia 09/10/24
A imagem traz a foto de várias fatias de frutas cítricas e a frase: Conceitos essenciais: não confunda holístico com vitalista. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, fundada em 2009, e o site www.casamay.com.br.

Conceitos essenciais: holismo e vitalismo.

É um equívoco comum confundir holismo com vitalismo.

Holismo vem da palavra grega holos, que significa inteiro, completo, total. Na área da Saúde, ele é empregado pra referenciar uma abordagem que considera e integra todas as dimensões do ser humano: seu corpo físico, sua função psíquica, sua espiritualidade.

Desta forma, SIM, a biomedicina pode ser holística e está sendo cada vez mais. Na verdade, organizações como a OMS têm trabalhado com 7 dimensões da saúde: física, mental, intelectual, social, espiritual, ocupacional e financeira. Isto é holístico.

Já vitalismo, em Saúde, refere-se a uma explicação de que doença e cura se relacionam a distúrbios na energia vital. Note que uma medicina vitalista pode não ser holística se, por exemplo, não considerar a dimensão orgânica da vida.

Então, holismo não é inerente às medicinas vitalistas, como pode ser uma abordagem presente na biomedicina.

Finalmente, é importante entender que “energia vital” não é uma hipótese provada pela ciência empírica. Contudo, é um conceito não empírico que apoia as dimensões cosmológica e médica das medicinas vitalistas como chinesa, ayurveda, homeopática e tradicionais.

Venha aprender na Casa Máy. Aqui, você sempre sai do básico.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter