Casa Máy > Aromaterapia > A Doutrina das Assinaturas na psicoaromaterapia

< voltar

A Doutrina das Assinaturas na psicoaromaterapia

Postado às 15:21 do dia 24/04/23
A imagem traz o detalhe do cálice de uma flor azul com listras laranjas em forma de trombeta e o texto: Doutrina das Assinaturas na psicoaromaterapia. Completam a imagem o desenho da janela aberta com floreira, que é o logotipo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br

Reputa-se a Paracelso (1493-1541) a ideia de que as plantas são marcadas por uma assinatura (signatum, do latim), que expressaria seu arquétipo, também expresso em outros elementos da natureza. A esta ideia dá-se o nome de Doutrina das Assinaturas, que seria a aplicação prática da Doutrina da Correspondências.

Já a Doutrina das Correspondências teria um histórico lá no ensinamento da Tábua de Esmeralda, atribuída à figura mítica de Hermes Trimegisto, em que se lê que as coisas que existem embaixo também existem em cima e que ambas formam o milagre da realidade indivisível. O mesmo ensinamento é encontrado no taoísmo, quando se diz que o microcosmo corresponde ao macrocosmo.

Com base nestas duas doutrinas, surgiu a Lei dos Semelhantes, que indica que aquilo que possui a mesma assinatura de um fenômeno tem a capacidade de agir sobre ele, já que compartilham arquétipos. Hahnemann, no final do séc. XVIII e início do XIX, criou a Homeopatia com base na semelhança da assinatura tóxica de diversas substâncias.

Pela mesma época, Goethe estudaria a morfologia das plantas, encontrando uma estrutura arquetípica única no seu desenvolvimento, que através de movimentos de expansão e contração originaria todas as fases do vegetal. Steiner, estudando a obra de Goethe um século mais tarde, aprofundou o método goethiano, desenvolvendo o que veio a se chamar cognição elevada pra abordar o fenômeno orgânico, que são apenas expressões diferentes de uma mesma unicidade.

Quando, em psicoaromaterapia, o efeito sutil de um OE vem do que captamos sensorialmente da planta que o originou, formamos imagens a partir dela, temos inspirações a partir dela e, finalmente, intuímos seus padrões arquetípicos, trabalhamos dentro desta longa tradição de observação da natureza.

Venha estudar conosco este tema em nossos cursos de psicoaromaterapia.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter