Casa Máy > Aromaterapia > Impacto ambiental no uso de óleos essenciais

< voltar

Impacto ambiental no uso de óleos essenciais

Postado às 21:04 do dia 05/09/23
A imagem mostra a fórmula estrutural do mentol e a frase: impato ambiente do uso de OEs - exemplo do mentol. Completam a imagem o desenho da janela aberta com floreira, que é o logotipo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br

É bem legal quando as pessoas descobrem o uso dos óleos essenciais porque começam optar por um estilo de vida mais natural.

Entretanto, nem sempre o natural é o mais sustentável em consumo de recursos naturais.

Este é um paradoxo com o qual todo consumidor de óleos essenciais deve lidar e a razão porque, na Casa Máy, defendemos o uso racional de óleos essenciais e seu destino apenas a finalidades nobres – que entendemos ser o uso terapêutico!

Um dos usos que mais nos preocupa é OEs como simples fragrância. Sabemos que todos preferimos comprar produtos perfumados, mesmo os de limpeza doméstica.

Mesmo quando produtos de limpeza estão disponíveis com o apelo de “livre de fragrância”, o consumidor continua preferindo comprar aqueles com fragrância: nos EUA, sabão perfumado para roupas são 89% do mercado; limpadores perfumados de superfícies, 79%; detergentes perfumados pra louça, 99% (HERZ, 2022).

Imagine abastecer este mercado com OEs?! Pra se ter uma ideia, a obtenção do mentol natural pode gerar mais CO2 na atmosfera que o processo sintético. O método de síntese da Symrise, por exemplo, gera 8Kg de CO2 por Kg de mentol, ao passo que o processo de destilação gera de 50-100 Kg/CO2 para a mesma quantidade.

Assume-se que 5 dos mais importantes odorantes usados na indústria (dihidromircenol, a-hexilcinamaldeído, hexilsalicilato, patchouli e b-pineno) gerem 470.000 Kg/CO2 por ano. Mas o OE de patchouli, embora represente 3% do volume de toneladas produzidas, responde por 40% do total de CO2 jogado na atmosfera (KULKE, 2015).

Repense o uso de OEs como fragrância apenas. Reflita sobre a real necessidade de usar perfumes botânicos, de usar OEs em sabões, de perfumar álcool de limpeza com OEs.

Beijo de cheiro, Mayra.

Fragrâncias sintéticas também impactam o comportamento – são funcionais. E podem muitas vezes substituir OEs.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter