Casa Máy > Aromaterapia > 5 OEs para ajudar com os roxos

< voltar

5 OEs para ajudar com os roxos

Postado às 20:17 do dia 16/08/23
A imagem mostra dois círculos: em um dele há um emoji com a carinha de machucado e no segundo a frase: 5 OEs pra ajudar com os roxos. Completam a imagem o desenho da janela aberta com floreira, que é o logotipo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br

Nada mais famoso pra lidar com os roxos de pancadas, contusões, batidas, traumas que o OE de imortelle (Helichrysum italicum var. italicum).

Mas na tradição francesa de aromaterapia há outros 4 OEs comumente listados:

– cisto (Cistus ladanifer);

– mastique (Pistachia lentiscus);

cipreste (Cupressus sempervirens);

– gerânio (Pelargonium graveolens).

Estes extravasamentos de sangue embaixo da pele, que deixam um roxo, ocorrem depois do rompimento de vasos sanguíneos. O sangue então se acumula no interstício celular e as hemácias começam ser fagocitadas e degradadas por macrófagos. A hemoglobina vai sofrendo conversão enzimática e sua cor então muda: de vermelho-azulada para azul-esverdeada (bilirrubina) e castanho-dourado (hemossiderina). Na cultura popular, diz-se que o roxo vai ficando “maduro”.

Não há pesquisas que demonstrem o quanto estes OEs aceleram a recuperação de uma equimose ou de um hematoma. Mas a percepção e a tradição reportam aceleração no processo, além da ação anti-inflamatória na tumoração do hematoma.

Qual entre estes 5 OE você mais usa? Ou qual outro que não está aqui?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter