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Onde a aromaterapia e a perfumaria se encontram

Postado às 17:06 do dia 18/07/23
A imagem mostra o desenho de um borrifador de perfume e a frase: Perfumaria funciona, onde aromaterapia e perfumaria têm pontos de contato. Completam a imagem o desenho da janela aberta com floreira, que é o logotipo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br

A perfumaria funcional tem um marco com o lançamento, em 1997, da Relaxing Fragrance da japonesa Shiseido. Com notas verdes e florais, misturando um topo de bambu a um coração com florais frescos, sua promessa era de não ser apenas um perfume, mas uma fragrância relaxante.

De lá pra cá, a perfumaria funcional se tornou uma aposta lucrativa da indústria, que viu o crescimento da aromaterapia impulsionar o desejo de consumidores por cheiros que lhes façam bem.

Este crescimento foi impulsionado também pela pandemia, mas tem a ver com um novo zeitgeist, que é o da positividade: não basta não estar doente, é preciso se sentir bem. Grandes players da indústria, como a IFF, estão lançando programas de pesquisa pra criar cheiros que dão um gás na energia ou aliviam o estresse. Nada muito diferente do que a The Sense of Smell Institute fez no início dos anos 2000 com os estudos de aromacologia.

A diferença, hoje, é que boa parte dos consumidores creem que apenas as fragrâncias naturais, ou seja, aquelas feitas com óleos essenciais poderia ter efeitos benéficos ao organismo. E, então, os limites entre aromaterapia e perfumaria funcional podem ficar um tanto diluídos.

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Beijo de cheiro, Mayra.

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