Casa Máy > Aromaterapia > Fragrâncias funcionais, aromacologia, osmologia e aromaterapia. Vamos por pingos nos is?

< voltar

Fragrâncias funcionais, aromacologia, osmologia e aromaterapia. Vamos por pingos nos is?

Postado às 13:35 do dia 13/09/21

Tá na hora da gente colocar uns pingos nos is pra dar jeito na bagunça de termos usados pelo marketing de empresas que lidam com fragrâncias. Conhecer os termos é o primeiro passo pra consumidores não comprarem gato por lebre e também pra aromaterapeutas não virem sua prática profissional deslegitimada por estratégias de vendas. Vamos lá!

– Aromaterapia: é a terapia através de extratos voláteis de plantas aromáticas, sobretudo óleos essenciais e hidrolatos mas também extratos CO2 e alguns absolutos. O objetivo aqui é terapêutico, explicitamente terapêutico: aliviar ou suprimir um sintoma, tratar uma doença. Não usa nenhuma fragrância sintética.

– Osmologia: é o estudo dos cheiros e do olfato. O termo nasceu na Polícia Forense Polonesa pra falar do treino de cachorros farejadores. É a biometria do odor. Depois, o termo acabou derivando pro estudo dos cheiros em fragrâncias, uma área mais técnica da perfumaria.

– Aromacologia: termos criado pelo antigo The Sense of Smell Institute com significado muito próximo de osmologia. É o campo de conhecimento que estuda que tipos de comportamentos temporários as fragrâncias causam. Sua aplicação prática é no marketing olfativo.

– Fragrâncias funcionais: é a aplicação moderna da aromacologia, que a aplica em fragrâncias que desempenham funções de bem-estar. Fragrâncias funcionais podem ser sintéticas, naturais ou misturas de ambas, tanto faz. O termo surgiu nos anos 1990 com o lançamento do perfume Relaxing Fragrance da Shiseido.

Fragrâncias despertam sensações desde sempre, porque é isto que o olfato faz: movimenta nosso comportamento com estímulos odorantes. Não é novidade. Novidade são os recursos tecnológicos pra entender o olfato.

Mas o fato de um cheiro nos influenciar não faz disto uma prática de aromaterapia. Faz disso uma prática de aromacologia ou de uso de fragrância funcional. AROMATERAPIA é uma prática clínica de saúde, nasceu em 1937 com o intuito expresso de tratar afecções.

Usar os termos corretos nos traz distinção como profissionais de saúde. Somos aromaterapeutas. Fragrância funcional, aromacologia e osmologia são áreas da perfumaria e da cosmética. Lindas áreas, por sinal. Pertencemos todas ao mundo das fragrâncias, mas não somos a mesma coisa. Se ligue nisto e defenda sua distinção como profissional de saúde. 

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter