Casa Máy > Aromaterapia > OEs com viridiflorol?
Eis um composto que não aparece em grandes quantidades em OEs, embora haja um OE bastante conhecido por ser rico nele: o viridiflorol.
Molécula sesquiterpênica tricíclica, tem atividade inibitória do crescimento de células e vem sendo estudada como agente antinociceptivo e anti-inflamatório. Em alguns estudos já mostrou potencial antifúngico e antibacteriano específicos.
O OE rico em viridiflorol mais famoso eh o niaouli quimiotipado pro composto. Mas outras espécies de Melaleuca podem conter esta substância, embora não nos percentuais elevados (> 40%) deste qt do niaouli. A kanuka e a manuka, planta nativas da Austrália/Nova Zelândia, como o niaouli, também costumam ter viridiflorol.
O viridiflorol também já foi encontrado na sálvia-dalmaciana e na sálvia-espanhola. Eventualmente, pode aparecer em algumas espécies de olíbano.
E entre as plantas brasileiras, o vacum (A. edulis) produz um OE rico no composto, que também já foi anotado nos OEs de vatinga (H. brasiliense), murta (B. salicifolius), canela-imbuia (N. Megapotamica). Mas são todas plantas sem produção em escala comercial. A planta nativa que talvez mais represente o viridiflorol é a vassoura (B. dracunculifolia), embora o percentual do composto na planta varie muito.
Descrito na literatura como tendo um cheiro doce, verde-frutado, herbal-mentolado, não costuma ser listado como substância de preocupação quando presente num OE.
Veja em nosso site mais postagens assim. Uso o campo busca e coloque o nome da molécula desejada..
Qual outra molécula gostaria de conhecer?
Beijo de cheiro, Mayra.