Casa Máy > Aromaterapia > É mais fácil estudar psicoaroma ou clínica?

< voltar

É mais fácil estudar psicoaroma ou clínica?

Postado às 14:59 do dia 11/04/23
Na imagem vê-se uma folha em forma de leque e  texto: É mais fácil estudar psicoaromaterapia ou aromaterapia clínica? Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logotipo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br

É mais fácil estudar psicoaromaterapia ou aromaterapia clínica? Depende: você acha mais fácil consertar a cabeça do povo ou o corpinho? 😅

Não tem isto de uma área ser mais fácil que a outra, porque ambas são complexas, abrangentes, requerem conhecimentos multidisciplinares e lidam com um organismo vivo indivisível em todas as suas esferas, o ser humano.

Mas a gente entende esta pergunta. Nossos alunos querem saber com qual das duas áreas terão mais familiaridade. Então, a gente diria assim:

– psicoaromaterapia: requer conhecimentos nas áreas de psicologia, fisiologia e anatomia do sistema nervoso, antropologia, sociologia, medicinas de base vitalista, perfumaria, semiótica e espiritualidade. Requer que o aromaterapeuta desenvolva muito mais as habilidades de cuidado, escuta empática, linguagem corporal, aconselhamento, sensibilidade, criatividade, flexibilidade, intuição.

– aromaterapia clínica: requer conhecimentos em farmacologia, fisiologia e anatomia dos vários sistemas do corpo, patologia, bioquímica, biomedicina, metodologia científica. Requer que o aromaterapeuta desenvolva muito mais as habilidades de aplicação e avaliação crítica de metodologia, discernimento lógico, sistematização do conhecimento empírico, seleção e escolha de variáveis em contextos complexos, objetividade, trabalhar bem em equipes multidisciplinares onde ele não toma as principais decisões.

Depois destes comentários, está claro que aqui delimitamos o campo semântico de psicoaromaterapia: resposta ao cheiro ou à energia sutil dos OEs; e delimitamos o campo semântico de aromaterapia clínica: uso farmacológico dos OEs, como alopáticos naturais. Mudam-se os campos, mudam-se, obrigatoriamente, nossos argumentos.

Dentro do que delimitamos, com qual das duas áreas você tem mais familiaridade e qual o desafiaria mais?

Aqui na Casa Máy ensinamos ambas. Venha estudar conosco.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter