Casa Máy > Aromaterapia > Quais são os públicos de exceção?

< voltar

Quais são os públicos de exceção?

Postado às 14:29 do dia 23/03/23
Há 3 ilustração: uma mulher grávida, o rosto de um bebê com chupeta, um casal de idosos com bengala e o texto: O que significa e quais são os chamamos públicos de exceção? Completam a imagem a janela aberta com floreira que é o logotipo da Casa Máy e o site www.casamay.com.br

A gente chama de públicos de exceção todas aquelas pessoas que, por uma condição orgânica especial, seja naturalmente esperada pra aquela fase da vida, seja provocada por alguma doença, não responderão de forma usual à farmacologia dos óleos essenciais.

Estas pessoas requerem cuidados extras no uso da aromaterapia com adaptação não apenas de dosagem, mas também de frequência de uso, duração de tratamento, interface escolhida e óleos essenciais específicos.

Na aromaterapia, compartilhamos alguns públicos de exceção com a farmacoterapia convencional: bebês, crianças até 12 anos, adolescentes em certa medida, gestantes, lactantes, idosos e pacientes polimedicados.

Mas também incluímos entre o público de exceção: asmáticos e atópicos, pelo fato de os OEs terem potencial alergênico, imunossuprimidos e transplantados, pessoas com comprometimento renal ou hepático grave (uso interno de OEs) ou com comprometimento neurológico, além de epilépticos e pessoas com histórico convulsivo.

Cuidar de públicos de exceção não implica em proibição de uso, mas em escolhas mais cuidadosas. Por exemplo, com o público 60+, é preciso conhecer sobre fisiologia do envelhecimento; com bebês e crianças, a fisiologia do amadurecimento dos vários sistemas do corpo e assim por diante. Daí, cruzam-se estas informações com o que se sabe da farmacologia dos OEs.

Poucos são os livros que tratam do assunto e há pouca pesquisa na área. Isto não impede que um conjunto de indicações e restrições seja feito e seguido.

Na Casa Máy ensinamos sempre sobre os públicos de exceção. Busque nossos cursos.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter