Casa Máy > Aromaterapia > Tópicos de segurança e toxidade: bebês com menos de 3 meses de idade.

< voltar

Tópicos de segurança e toxidade: bebês com menos de 3 meses de idade.

Postado às 14:31 do dia 15/01/21

Se existe um consenso dentro da aromaterapia, tanto na tradição francesa, quanto na tradição inglesa, é de que não se deve usar aromaterapia com bebês recém-nascidos, isto é, com menos de 3 meses de idade.

Há inúmeras razões para isso (e todas foram exploradas na aula Aromaterapia para Crianças: o que Sabemos e Não Sabemos).

De toda forma, talvez você questione esta instrução porque já tenha visto um infográfico do Instituto Tisserand indicando um limite máximo de diluição de OEs em formulações para recém-nascidos entre 0,1% e 0,2%. Se existe este limite máximo, isso não significa que a instrução está errada?

Não, não significa. Não significa porque os OEs são usados como fragrâncias em cosméticos, inclusive cosméticos para recém-nascidos. Mas entenda que cosméticos feitos com OEs NÃO SÃO aromaterapia. Aromaterapia é o uso TERAPÊUTICO de OEs e, para que seja terapêutico, a dose utilizada deve ser uma dose eficaz, ou seja, uma dose suficiente para provocar alterações fisiológicas observáveis e positivas de acordo com o objetivo esperado.

Até que haja pesquisas mostrando o impacto do uso precoce de OEs em doses terapêuticas e o impacto do uso precoce de OEs em cosméticos com recém-nascidos, minha recomendação é de NÃO OS USAR ANTES DOS 3 MESES DE IDADE.

Se seu bebê não dorme, se chora muito, se você está surtando porque você não dorme mais e sente que nunca mais terá tempo de ir ao banheiro em paz, a solução não está no uso de óleos essenciais: a solução, quase sempre, está em passar por estes 3 meses com a ajuda do pediatra de seu bebê e apoio de doulas ou enfermeiras com especialização em puerpério/aleitamento. Não imponha um uso precoce de substâncias químicas tão potentes como os OEs a seu bebê recém-nascido. Não há necessidade disso, tá bem?

Para continuarmos esta conversa, assista a um papo franco e bem humorado sobre aromaterapia com bebês e crianças no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=0CbMOAzIfhI.

E se você já passou desta fase de recém-mãe, me conte como foi. Quero saber!

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter