Casa Máy > Aromaterapia > Tradição francesa – Solubol, disper e labrafil

< voltar

Tradição francesa – Solubol, disper e labrafil

Postado às 14:57 do dia 15/01/21

Se você é leitor dos livros dos farmacêuticos franceses Danièle Festy ou Jean-Philippe Zahalka já deve ter topado com o uso destes dispersantes de OE em água: solubol, disper e labrafil.

Não são vendidos regularmente no Brasil, infelizmente.

Infelizmente porque esses dispersantes tornariam mais segura a inalação de OEs em saunas faciais e mais segura a ingestão de OEs adicionados como aromatizantes em bebidas, além de melhorar a biodisponibilidade oral das moléculas dos OEs.

Você sabe que os OEs são substâncias que NÃO se dissolvem em água, e já deve ter ouvido que boa parte das moléculas que compõem os OEs são irritativas a mucosas. Estas são as duas razões que nos obrigam a diluí-los em carreadores lipofílicos (lipo = gordura; filia = afinidade) antes de usá-los na pele, por exemplo.

Mas quando se trata de dispersá-los em água, exceto a dispersão em sabonete líquido na hora do banho, falta-nos dispersantes adequados que tenham, por exemplo, uso alimentício: justamente o que fazem o solubol, o disper e o labrafil. Eles dispersam adequadamente os OEs em meio aquoso e são substâncias que podem ser ingeridas.

Mas a utilização não se limita ao uso alimentício. Citamos o uso de dispersantes em saunas faciais úmidas. Quando os OEs são pingados diretamente na água quente, seu vapor pode ser bastante irritativo à mucosa respiratória, além do cheiro poder ser pouco tolerado, porque potente demais. A dispersão anterior dos OEs em solubol torna a sauna facial muito mais cômoda e diminui o risco de irritação às mucosas respiratórias.

Seria bem bacana se as marcas brasileiras de aromaterapia passassem a importar e distribuir esses dispersantes em nosso mercado. Atualmente, temos que comprá-los em lojas como a Aroma-Zone francesa e torcer pra encomenda chegar no Brasil.

Gostou da informação? Já conhecia esses dispersantes? (Não, óleo graxo não substitui com a mesma performance esses dispersantes, antes que você pergunte.)

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter