Casa Máy > Aromaterapia > OEs com citral

< voltar

OEs com citral

Postado às 15:30 do dia 13/03/23
A imagem traz um recorte de folhas de capim-limão e a frase "OE com citral." Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Antes de conhecer os óleos essenciais ricos em citral, você precisa entender que citral é, na verdade, o nome dado à mistura de dois isômeros, na proporção de cerca de 4:1.

– citral A, também chamado de geranial; e

– citral B, também chamado de neral.

.

Estes aldeídos aparecem juntos em um sem número de OEs e contribuem significativamente pra seu cheiro cítrico e fresco, embora a molécula em si cause uma sensação de leve ardor na pele.

.

Veja de que forma você pode encontrar o citral:

– na pegada mais clássica, dentro do gênero Cymbopogon, nos OEs de capim-limão (tanto citratus quanto flexuosus);

– na pegada caro, nos OEs de verbena-limão e de melissa;

– na pegada suave, no OE de litsea-cubeba, murta-limão e tea tree limão;

– na pegada inusitada, no manjericão qt citral;

– na pegada herbal, no petitgrain de limão-siciliano.

.

O citral tem algumas contraindicações importantes, desde dérmicas a orais. Conhecido sensibilizante cutâneo, não é recomendado em uso interno com crianças, gestantes, pacientes sob medicação antidiabética, hipotensiva e possivelmente possui contraindicações pra pessoas com glaucoma, hiperplasia prostática, sob tratamento oncológico. (As restrições têm nuances conforme a via de uso. Estude conosco pra saber como manejar este risco.)

.

Muitas pessoas, em contato com OEs ricos em citral, fazem associações com memórias positivas como chá, balas, hortas, limpeza, frescor. Há aqueles que sentem estes OEs como enjoativos, entretanto.

.

Como é você com os óleos que listamos aqui?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter