Casa Máy > Aromaterapia > A inteligência sensório-emocional

< voltar

A inteligência sensório-emocional

Postado às 13:57 do dia 21/11/22
A imagem traz um galho estilizado com flores agrupadas na ponta e as frases: Emo-sensory intelligence - Inteligência sensório-emocional. Que é isto e o que tem a ver com aromaterapia? Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

A definição de inteligência passou de um coeficiente pra medir a cognição (QI) pra incorporar outro que mede habilidades emocionais (QE).

.

Alguém de alto QI pode ter menos inteligência emocional e vice-versa. Nos anos 1980, ficou conhecido o sistema de classificar formas de inteligência de Howard Gardner: inteligência lógico-matemática, linguística, interpessoal, intrapessoal, físico-cinestésica, espacial e musical. Com o tempo, foram acrescentados a estes 7 tipos mais 2, as inteligências naturalista e existencial.

.

Atualmente, fala-se em “emo-sensory intelligence” (inteligência sensório-emocional), que fala da sensibilidade emocional a estímulos dos 5 sentidos. Pessoas com este tipo de inteligência também são capazes de se comunicar usando estímulos sensoriais. E nós com isto?

.

Bom, cheiros são estímulos sensoriais. Ao traduzir emoções e afetos em cheiros, estamos usando a inteligência sensório-emocional. Pra colocar o conceito de forma mais palpável, emocionar-se com um cheiro ou um gosto seriam reflexos da inteligência sensório-emocional, tanto quanto tocar um braço mais suave ou mais fortemente pra transmitir sua intenção. Pode parecer óbvio, mas sermos afetados por estímulos sensoriais não é igual a usá-los conscientemente.

.

Curtiu o conceito?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter