Casa Máy > Aromaterapia > Marcadores em produtos naturais

< voltar

Marcadores em produtos naturais

Postado às 11:55 do dia 21/10/22
A imagem traz a ilustração botânica de 3 tipos de folhas e a frase: Tipos de marcadores e sua finalidade em produtos naturais. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Conforme o Guia de orientação para registro de Medicamento Fitoterápico da Anvisa, há dois tipos de marcadores usados pra controle de qualidade do insumo farmacêutico ativo vegetal:

– marcador ativo, que é a substância relacionada, embora não exclusivamente, com a atividade terapêutica do produto;

– marcador analítico, que é a substância usada pra determinar a qualidade do produto quando o marcador ativo não está disponível.

.

Neste guia, admite-se uma variação de até 15% no teor do marcador ativo e de até 20% no teor do marcador analítico. Isto significa que, por exemplo, se o cineol for o marcador ativo em um OE e, neste OE, seu percentual ótimo pra expressar a atividade terapêutica na posologia preconizada for de 50%, teores entre 42,5% e 57,5% de cineol ainda seriam aceitos.

.

Entretanto, como é sabido que os efeitos terapêuticos e toxicológicos de produtos naturais não se devem apenas ao marcador, os estudos precisam ser feitos tanto com o marcador isolado, quanto com o produto em si.

.

Já o Guideline on quality of herbal medicinal products/traditional herbal medicinal products da European Medicines Agency estabelece uma variação ideal de 5% no marcador, podendo chegar a um máximo de 10% sob justificativas adequadas.

.

A padronização de drogas e derivados vegetais, nos quais se encaixam os OEs, não é um assunto simples. Entender alguns de seus conceitos pode ajudar você a refletir melhor sobre qualidade, bem como vislumbrar a dificuldade envolvida na regulamentação destas substâncias.

.

Pra aprender mais, faça nossa aula “OEs, Ferramenta Terapêutica”. Acesse nosso site e conheça tudo que nossa escola pode fazer por sua instrução e formação em aromaterapia.

.

Aprendeu com este post? Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter