Casa Máy > Aromaterapia > A descoberta de novos odorantes na perfumaria
A descoberta de novas moléculas odorantes é um investimento alto, arriscado e com retorno incerto. Ainda que se descubra uma molécula com ótima performance e custo, ela pode não cair no gosto das pessoas. Ou pode ocorrer da molécula cair no gosto, mas ter sérios problemas de performance e custo.
.
Desde o isolamento do aldeído cinâmico em 1834 e sua posterior síntese em 1856, à síntese, a partir dos anos 1920, de moléculas como Ambretollide, muscone, irone, Ambrox, etilmaltol, cashmeran, iso-E-super e damascone, a indústria de perfumaria persegue na busca pelo novo odorante irá capturar o olfato dos consumidores.
.
Mas quais são os atributos esperados em uma nova molécula? Segundo Karen Jenner (SELL, 2006), são eles:
– baixo custo de produção;
– melhor biodegradabilidade;
– melhor difusibilidade;
– melhor substantividade (a capacidade do odorante ser entregue e permanecer no substrato que será perfumado);
– alto impacto odorante (quanto mais potente, menos se usa);
– funções adicionais (como desodorância, repelência de insetos, atividade antimicrobiana, etc.);
– odor único.
.
Quando a gente olha pra esta lista, fica claro de por que os OEs não são bons candidatos à perfumaria industrial. No entanto, eles podem fornecer não apenas bons precursores químicos, como ser fonte de inspiração.
.
Pra aprofundar sua cultura sobre perfume, olfato, aromacologia e fragrâncias, temos vários cursos como Perfume, a Evolução de um Luxo; A Psicologia do Olfato; e Aromaterapia para Ambientes e Aromacologia.
.
Agora ficamos curiosos aqui: você deve gostar de cheiros. Você também gosta de perfumes que usam moléculas sintéticas. Por aqui, na Casa Máy, nós amamos perfumes e temos uma pequena coleção pra cursos de iniciação à perfumaria.
Beijo de cheiro, Mayra.