Casa Máy > Aromaterapia > Como fixar perfumes?

< voltar

Como fixar perfumes?

Postado às 11:08 do dia 10/12/21

Já que é pergunta recorrente – como melhorar a fixação de sprays com óleos essenciais? -, a gente vai voltar a explicar o conceito de fixação e, quem quiser aprender detalhes, há cursos nossos que aprofundam o tema. Vamos lá!

Fixação é a capacidade que um perfume tem de durar no local onde ele foi aplicado.

Pra um perfume ser sentido pelo olfato, ele precisa estar EVAPORANDO. Até o presente momento da evolução da espécie humana, não somos capazes de sentir o cheiro de moléculas que não evaporam, de moléculas que não se misturam no ar. Então, não somos capazes de inalar moléculas fixas; apenas sentimos o cheiro de moléculas voláteis.

Sendo assim, fixação não é a capacidade que uma molécula tem de ficar fixa na pele, mas a propriedade de demorar pra evaporar da pele, de tal maneira que “sempre” haverá algo desta molécula evaporando da pele pra se misturar ao ar pra que a gente inale este ar e sinta o cheiro dela. Certo?

Outra derivação disto é que, se ainda sentimos o cheiro de um perfume, é porque este perfume tem moléculas fixativas que cheiram. Se algo não tem cheiro, nós não sentimos. Se um fixador não tivesse cheiro nenhum, ele jamais seria percebido. Logo, FIXADOR DE PERFUME TEM CHEIRO, ie, é uma molécula com cheiro que demora pra evaporar..A molécula fixativa mais comum, adicionada em bases prontas pra desempenhar este papel de “fixação”, é o galaxolide. Uma base com galaxolide tornará seu perfume com cheiro de galaxolide quando todas as moléculas mais voláteis evaporarem de sua pele. Se não somos capazes de perceber o cheiro do galaxolide é porque já nos acostumamos à exaustão a ele ou porque lavamos a pele antes que ele comece evaporar.

Galaxolide é uma molécula sintética. Entre as matérias naturais, OEs ricos em sesquiterpenos fazem as vezes de moléculas fixativas. Mas é IMPOSSÍVEL você usar um odorante fixativo sem que ele agregue seu cheiro à secagem do perfume..É obrigatório usar moléculas fixativas em perfumes? Não. Águas de colônias não usam fixadores, por exemplo.

Há outras formas de fazer um perfume durar? Sim, menos eficientemente que incluir odorantes de lenta evaporação na fórmula. Mas isto é assunto demais pra um post.

Apenas lembre: fixador mágico sem cheiro não existe.

Beijo de cheiro, Mayra

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter