Casa Máy > Aromaterapia > Niaouli e tea tree são intercambiáveis?

< voltar

Niaouli e tea tree são intercambiáveis?

Postado às 09:30 do dia 05/08/22
A imagem mostra a foto de um galho em flor do tea tree ao lado da foto de um falho em flor do niaouli e a frase: Substituir tea tree por niaouli, rola isto? Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Niaouli e tea tree são intercambiáveis?

Quem se pergunta se é possível substituir tea tree por niaouli já estudou um tanto de química e botânica em aromaterapia. Sabe que ambos são espécies de melaleucas, sabe que ambos contém cineol, terpinen-4-ol e terpineol, e talvez já deva ter visto nos livros franceses o uso de um ou outro na prevenção de radiodermites.

.

Faz sentido, sim, na falta de um tea tree substituí-lo por niaouli – contanto que você esteja com o qt cineol deste último e tome alguns cuidados com públicos de exceção. Sim, porque o niaouli ainda produz mais 3 quimiotipos: linalol, nerolidol e viridiflorol e estes não substituirão tão bem o tea tree.

.

Olfativamente, eles são próximos, embora o niaouli seja mais adocicado, azedo e menos canforáceo e herbal que o tea tree. Existe uma nota fermentada no niaouli inexistente no rústico tea tree e isto pode fazer com que você prefira mais um que ao outro.

.

Acima citamos cuidado com públicos de exceção, por quê? Porque a quantidade de cineol no niaouli qt cineol pode ser até 3 vezes maior que no tea tree e, você sabe, OEs ricos em cineol (> 30-40%) requerem cautela com crianças até 6 anos de idade, pacientes com histórico pessoal ou familiar de convulsão, epilépticos, parkinsonianos, hipertensos descompensados e asmáticos em crise. Assim sendo, a quantidade usada de niaouli deveria ser ajustada se este OE viesse a substituir o tea tree, usualmente com teores abaixo de 15-20% de cineol.

.

Concluindo, não é uma substituição perfeita e nem serve pra tudo, mas é uma substituição possível em alguns protocolos pra pele e respiratórios.

.

Conhecia os qt do niaouli?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter