Casa Máy > Aromaterapia > Personalidades aromáticas – um breve histórico

< voltar

Personalidades aromáticas – um breve histórico

Postado às 09:41 do dia 05/08/22
A imagem mostra um ramo com folhas e flor de laranjeira e a seguinte frase, escrita de forma circular: Personalidades Aromáticas. No centro desta forma circular, há outra frase: Um breve histórico. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Em nossos cursos de psicoaromaterapia de abordagem sutil, ensinamos sobre as personalidades aromáticas tal como as aprendemos com o aromatólogo Fabian Laszlo: a organização de famílias de OEs conforme sua principal característica olfativa.

.

A ideia é que cada família expressa traços de personalidade e que os diversos caracteres humanos podem ser classificados de acordo com estes traços principais.

.

Assim, por exemplo, a família dos cítricos guarda traços como jovialidade, espontaneidade e flexibilidade entre os traços positivos, mas teimosia, egoísmo e infantilidade entre os traços negativos.

.

Classificar o caráter humano em tipos não é propriamente novo. Remonta aos doshas do Ayurveda, aos elementos da MTC, aos humores hipocráticos, aos signos do zodíaco, à numerologia pitagórica, ao eneagrama.

.

Na aromaterapia, dois trabalhos são os mais famosos em caracterologia: Philippe Mailhebiau, na França, em 1994, em seu livro La Nouvelle Aromatherapie; e Valerie Ann Worwood, no Reino Umido, em 1996, em seu livro The Fragrant Mind.

.

É importante lembrar que sistemas de aromaterapia que se baseiam em caracterologia sempre são reducionistas da experiência humana. Entretanto, podem servir como acesso à investigação das motivações e resistências de uma pessoa – o que pode ser importante no início de um trabalho psicoaromaterapêutico ou pra dar racionalidade à aromacologia.

.

.

Qual dos sistemas de caracterologia que citamos você conhece e qual, que não citamos, que você conhece/utiliza?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter