Casa Máy > Aromaterapia > Diluição de óleos quando o dispersante tópico é água
Água e óleo essencial não se misturam e você já tá careca de saber disto.
.
Mas quando a gente vai tomar um banho de banheira ou fazer um escalda-pés, bate aquela dúvida: pinga-se o OE direto na água (já que é um tantão de água) ou realmente precisa diluir em óleo graxo antes?
.
Precisa.
.
Os OEs possuem uma antena, chamada “óleo-tena”, que localiza em vários cm3 a presença de óleo – sua pele -, direcionando-os pra lá. Então, eles ativam seu trem de pouso, o “óleo-pouso”, e grudam na sua pele que, dilatada pelo calor da água, vai amar o potencial irritativo deles, ficando vermelha. Às vezes, o pouso se dá em condições adversas e a pele pode queimar.
Dilua os OEs em OG antes de um banho de banheira ou pedilúvio (mesmo com água fria).
.
Agora, no caso de sauna facial, a pergunta é se também precisamos diluí-los – e aqui que a experiência contradiz a tradição.
Na nossa experiência, sim, vale a pena: a inalação do vapor ficará bem mais suave e a evaporação ficará mais lenta. Idealmente, solubol ou labrafil são melhores que OG pra diluição em saunas faciais, mas daria também pra usar OG.
Imprescindível? Não. Mas que fica mais confortável, fica.
.
De toda forma, em saunas faciais, menos é mais. Aqui na Casa Máy a gente ensina pingar 1 gota a cada 5 minutos na água quente, pra um total de 15 minutos de inalação.
.
E aí? Já tinha notado a óleo-tena e o óleo-pouso dos OEs? Aprenda mais em nossa aula Interface Dérmica.
Beijo de cheiro, Mayra.