Casa Máy > Aromaterapia > A notável pindaíba qt mirceno

< voltar

A notável pindaíba qt mirceno

Postado às 16:14 do dia 17/05/22
A imagem mostra 3 fotos de diversas fases de maturação do frutos da pindaíba: verdes, quando se parecem dedos em garra, maduro, quando se parece com uma estrela de 3 pontas e secos, quando parecem favas curtas rosas. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site ww.casamay.com.br.

Um dos mais notáveis OEs brasileiros vem dos frutos da pindaíba, a Xylopia brasiliensis Spreng.. Este OE surgiu no mercado brasileiro anos atrás, tendo sido introduzido na aromaterapia por Fabian Laszlo, com um quimiotipo especial, produzido na Bahia, o mirceno.
.
Muitos OEs ricos em mirceno apresentam uso como analgésicos tópicos, a exemplo do cape may, do alecrim-verdadeiro qt mirceno, do capim-limão-cidreira. É também o caso da pindaíba que, além do qt mirceno, também produz outros dois qt: espatulenol/verbenona e óxido de cariofileno.
.
A propriedade antioxidante deste OE já foi confirmada em estudos pré-clínicos, bem como o potencial analgésico de seu principal marcador bioquímico, o mirceno.
.
Aromaterapeutas encontrarão neste OE um aliado para tratar dores do sistema músculo-esquelético, bem como mais uma opção para inalações com efeitos relaxantes.
.
Já a expressão “estar na pindaíba”, que significa estar sem dinheiro, possui 3 versões de origem, sendo 2 delas advindas do tupi (Brasil), e 1 delas do quimbundo (Angola). Nas versões oriundas do tupi, pinda = anzol e iba = vara; logo, estar apenas com uma vara para a sobrevivência; na outra versão tupi, pindaíba seria uma selva feita de cipós, nas quais o índio ficava preso, passando, portanto, por grande dificuldade. Já na versão vinda da língua africana, mbinda = miséria e uaíba = feia; ou seja, estar na mais completa miséria.
.
Seja como for, não se deixe levar pela expressão idiomática: este OE lhe prestará um grande serviço!
.
E você, como a pindaíba já lhe ajudou?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter