Casa Máy > Aromaterapia > O que torna os cheiros de OEs cítricos característico?

< voltar

O que torna os cheiros de OEs cítricos característico?

Postado às 11:09 do dia 30/04/22
Sobre fundo verde claro, está a foto de uma fatia da fruta grapefruit, com a polpa bem laranja. Ao lado desta imagem, estão escritos vários nomes de moléculas: octanal, nonanal, decanal, dodecanal, cital, a-sinensal, b-sinensal, nootkatona. Depois, está escrito: característica nos aromas de OE cítricos." No rodapé da imagem estão o site da casamay.com.br e o logotipo em forma de janela da escola.

Se boa parte dos OEs das cascas de cítricos (Citrus sp.) tem limoneno, de onde vem o cheiro característico de cada um?
.
Se você já se fez esta pergunta, você botou a cabeça pra estudar a química dos OEs. Parabéns!
.
O cheiro característico de cada OE de casca de cítrico de fato não vem da abundância de limoneno. Boa parte da distintividade vem de aldeídos presentes (como os listados na imagem), álcoois e ésteres. Mas uma cetona em especial, a (+)-nootkatona, contribui demais pro cheiro de cítricos, mesmo estando presente em concentrações de 0,001%. Isto porque o seu limiar de percepção é baixo, ie, mesmo pouco já é sentido.
.
O fato dos hidrocarbonetos contribuírem pouco pro cheiro dos cítricos de casca é que permite que estes OEs sejam retificados num processo de que chama deterpenização, gerando essências concentradas no que de mais lindo e diferente elas têm de cheiro.
.
Os OEs cítricos deterpenizados não são usados em aromaterapia, mas podem ser usados em aromacologia. E com a vantagem de durarem mais tempo, porque coisa fácil de oxidar neste mundo é o limoneno.
.
Bacana estudar a química dos OEs fazendo relação com a aromaterapia, aromacologia e perfumaria, né?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter