Casa Máy > Aromaterapia > A erva-baleeira que vem da Mata Atlântica

< voltar

A erva-baleeira que vem da Mata Atlântica

Postado às 15:26 do dia 17/04/22
Na imagem está a foto de um ramo da erva-baleeira com suas folhas alongadas e ovais, com nervuras, macias e inflorescências apicais em forma de espigas em tom amarelado. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Vem da Mata Atlântica a erva-baleeira, planta usada tradicionalmente na forma de tinturas, decocções e pomadas. Pra aliviar contusões, mesmo as folhas simplesmente esmagadas são aplicadas diretamente sobre a pele.
.
Então vem o OE desta planta, rido em a-pineno, b-cariofileno e cujo marcador anti-inflamatório é o a-humuleno. Este OE deu origem ao primeiro fitoterápico nacional feito de OE, o Acheflan (R), marca proprietária do laboratório Aché, usado em dores musculares.
.
Na aromaterapia, o hidrolato de erva-baleeira vem sendo usado também como anti-inflamatório e, embora as evidências ainda sejam anedóticas, têm sido muito promissoras!
.
O cheiro do OE de erva-baleeira lembra mato, lembra tempero, lembra caldo knor.
.
Ele talvez faça um parzinho interessante com a oleorresina de copaíba, pensando no que esta tem
como grande árvore, rainha da floresta tropical Amazônia, e no que ele tem de arbusto pequeno, mirando a vastidão do mar.
.
Quando andar pelo litoral, preste atenção: é relativamente comum encontrar a erva-baleeira. Você
já sabe reconhecê-la?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter