Casa Máy > Aromaterapia > Breu, nossa própria resina sagrada

< voltar

Breu, nossa própria resina sagrada

Postado às 15:18 do dia 17/04/22
Na imagem, há 4 triangulos com imagens da árvore do breu e a frase: breu, nossa própria resina sagrada. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, e o site www.casamay.com.br.

Uma resina sagrada pra chamar de nossa: o breu (Protium heptaphyllum).
.
A árvore, também chamada de almescla ou almécega, cresce de forma nativa em vários biomas brasileiros, mas principalmente no cerrado e amazônia.
.
Após incisões em seu tronco, a árvore exsuda uma resina que se solidifica com o ar, ganhando coloração mais clara (Amazônia e Mata Atlântica) ou mais escura (cerrado, caatinga).
.
Rica em terpenos e ácidos orgânicos, ela é queimada com finalidades repelentes, analgésicas, expectorantes e ritualísticas. Vem desta resina o óleo essencial, que se assemelha muito à composição química do olíbano.
.
A molécula beta-mirceno, presente em tantos OEs nativos, possui potencial analgésico, anti-inflamatório, vasorrelaxante e antioxidante. Testada em roedores, também se mostrou sedativa. O beta-mirceno é uma das moléculas de destaque o OE de breu.

.

Breu é um dos OEs estudados no curso 25 Óleos Essenciais, 28 Moléculas. Venha aprender!

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter