Casa Máy > Aromaterapia > E se OE não for a alma da planta, mas de bactérias que a colonizaram?
Óleo essencial é a alma da planta, né? Alquimia, destilação, quintessência – todo este assunto que é fascinante e adoramos.
Mas e se as moléculas encontradas nos OEs não vierem apenas da planta em si, mas de bactérias que a colonizam?.
Há algum tempo já se sabe que bactérias são capazes de sintetizar terpenos. As chamadas “cell factories” são um tipo de “fábrica” em que bactérias (e fungos) produzem terpenos voláteis usados em diversos processos industriais, farmacêuticos e cosméticos. Embora ainda seja uma tecnologia de ponta, ela já está operante pra atender à crescente demanda por ingredientes naturais.
Mas, ao que parece, bactérias também seriam capazes de metabolizar terpenos voláteis no interior das células vegetais de forma que esses terpenos fariam parte da composição final do produto que chamamos de OE.
Isso já foi demonstrado em relação ao OE de vetiver, no qual a presença de certos sesquiterpenóis no OE ocorre pela ação de bactérias que colonizam suas raízes, em vez de pela ação das células vegetais em si (Del Giudice, 2008. The microbial community into EO of Vetiver roots).
Então, na próxima vez que se encantar com as propriedades sutis de um OE, pense: podem ser as propriedades sutis de bactérias!
Beijo de cheiro, Mayra.