Casa Máy > Aromaterapia > Hidrolato ou água floral?

< voltar

Hidrolato ou água floral?

Postado às 10:49 do dia 24/02/22
Imagem com fundo branco traz duas frases que são enfeitadas com o desenho estilizado de um flor azul-escuro: Hidrolato, a planta produziu OE na destilação; água flora, a planta não produziu OE na destilação. Complementam a imagem o nome do site www.casamay.com.br e o logotipo da Casa Máy.

Há muitas nomenclaturas pros diversos extratos botânicos usados em aromaterapia..Você conhece o termo hidrolato, também chamado de hidrossol, que é a parte do produto final da destilação de plantas aromáticas que possui moléculas voláteis com (certo) grau de hidrossolubilidade e que são termorresistentes. O hidrolato também costuma conter (algumas) moléculas presentes em OEs, mas em teores mínimos, normalmente na casa de zero vírgula alguma coisa.

Mas há plantas que são submetidas à destilação e que apenas produzem hidrolato, não produzindo óleo essencial. Um exemplo é o da centáurea-azul. Quando as flores destas plantas rendem este “hidrolato”, ele é mais acertadamente chamado de “água floral”.

Entretanto, água floral também pode se referir ao hidrolato de flores de plantas que também produzem óleo essencial. (Paciência, rsrs, nomenclatura em terapias novas é assim mesmo 😅). Seja como for, importante é você saber 3 coisas sobre hidrolatos:

– a validade deles é curta pois se contaminam facilmente;

– não são a mesma coisa que se misturar água com óleo essencial;

– podem ser usados com muito mais segurança por todos os públicos, embora as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais não sejam transponíveis automaticamente pros hidrolatos.

Quem aqui já virou fã de hidrolato?

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter