Casa Máy > Aromaterapia > O efeito Dunning-Kruger a educação em aromaterapia

< voltar

O efeito Dunning-Kruger a educação em aromaterapia

Postado às 20:14 do dia 14/02/22
Imagem com fundo amarelo tras ao centro um conjunto de 7 folhas verdes agrupadas em formato de estrela. Ao centro desta estrela, está a frase "o efeito Dunning-Kruger e a educação em aromaterapia", seguida do site www.casamay.com.br e a logo da Casa Máy.

Em 1999, os psicólogos Dunning e Kruger publicaram estudo mostrando como participantes desempenharam em testes e como acharam que desempenharam. Evidenciou-se discrepância entre o desempenho e sua percepção: aqueles que julgaram ter ido bem na verdade foram mal. Os psicólogos disseram que a habilidade de perceber deficiências – a metacognição – precisa ser tão elevada quanto a competência em si pra que a discrepância entre o feito e o percebido não seja grande.
.
Desde então, o efeito Dunning-Kruger é explicado como “quem menos sabe acha que sabe mais”. É fácil, com os anos, olhar pra trás e perceber como se era cheio de certezas e como elas foram diminuindo diante das complexidades que passamos a enxergar.
.
Isto não quer dizer que não se possa aprender algo de fato. O que estamos falando é que alguém com pouca experiência (e entenda que sempre haverá alguém mais experiente que você) nunca terá tido tempo suficiente pra ver suas certezas serem arrasadas com novos casos clínicos e estudos. Então, a melhor forma de alcançar a metacognição é se manter humilde, aberto e crítico em relação ao que sabe.
.
Costumo dizer que, diante de um questionamento sobre algo que ensino, sempre parto do princípio de que esttou errada, pois isto me leva na direção do conhecimento. Também digo que é preciso voltar ao básico da aromaterapia porque lá está o conhecimento antifrágil (Taleb), ou seja, aquele que é negativo, que diz o que uma coisa não é em vez daquele que diz o que uma coisa é. Assim, saber o que um OE não é torna-se mais forte que saber o que um OE é; o que a psicoaromaterapia não garante que aquilo que ela garante; vieses que não controlamos que resultados que alcançamos.
.
Na Casa Máy, educar está no DNA e não fazemos concessões a isto. Não ensinamos pra dar certezas porque não acreditamos nelas. Ensinamos pra que aromaterapeutas sejam autônomos na construção de seu conhecimento e postura terapêutica, pois entendemos que a aromaterapia tangencia o desconhecido. Diante do desconhecido, a postura produtiva é a da reverência, humildade, autocrítica e curiosidade. Então, estude na Casa Máy não porque você quer fórmulas, mas porque quer perguntas. 😊

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter