Casa Máy > Textos e Artigos > Moléculas em OEs com potencial analgésico

< voltar

Moléculas em OEs com potencial analgésico

Postado às 20:25 do dia 14/02/22
Imagem de um galho bege com sombras cinzas sobre um fundo branco, traz a seguinte frase escrita "Moléculas presentes em OEs com potencial analgésico". No rodapé da imagem o site www.casamay.com.br e a logo da Casa Máy.

Entre as moléculas mais famosas com ação analgésica, e que estão presentes em óleos essenciais, estão o mentol, 1,8-cineol, cânfora, salicilato de metila e eugenol.
.
Mas a ação antinociceptiva e analgésica também já foi observada em muitas outras moléculas:
– entre os terpenos: mirceno, alfa-pineno, para-cimeno, gama-terpineno;
– entre os terpenóis: linalol, citronelol, santalol, bisabolol, citronelal, l-carvona, acetato de geranila.
.
Muitas destas moléculas também possuem ação anti-inflamatória e surgem dentro de uma vizinhança sinérgica pra esta ação, o que corrobora pro feito analgésico observado nos OEs que as possuem.
.
Mas sabemos que a dor, pra além de seu componente fisiológico sensorial (o mecanismo nociceptivo), também possui um componente emocional. Por isto, a inalação de OEs que são percebidos como agradáveis ou gostosos contribui – e muito – na percepção (menor) da dor.
.
Então, dor e aromaterapia não é apenas uma questão de escolher OEs ricos em moléculas com ação antinociceptiva e anti-inflamatória mas, sobretudo, uma questão de escolher OEs que também sejam agradáveis ao olfato da pessoa.
.
Pra aprender sobre 28 moléculas importantes, faça nosso curso 25 Óleos Essenciais. Um mergulho na farmacologia, psicoaromaterapia, indicações e formas de uso de 25 dos mais incríveis óleos essenciais.
.
E nos conte qual seu OE curinga pra aliviar dores físicas. Queremos saber 😃

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter