Casa Máy > Aromaterapia > 3 camomilas, 3 espécies diferentes

< voltar

3 camomilas, 3 espécies diferentes

Postado às 20:06 do dia 14/02/22
A imagem mostra 3 flores de espécies diferentes de camomilas em molduras redondas. Elas tem o centro amarelo e pétalas brancas. A imagem traz o nome dos fotógrafos de cada um das fotos: Ignacio F. V., Ori F. S. e Igor J. Também traz a frase "3 camomilas" o site www.casamay.com.br e o logo da Casa Máy.

Três camomilas, três espécies diferentes.
Matricaria chamomilla – camomila-alemã ou azul.
Cladanthus mixtus – camomila-do-marrocos.
Chamaemelum nobile – camomila-romana ou inglesa.
.
Sim, elas têm flores muito parecidas, mas são plantas diferentes, pertencendo inclusive a gêneros diferentes.
.
Das 3, apenas a camomila-do-marrocos é menos conhecida entre nós, embora todas tenham um óleo essencial bastante caro. Logo, ela não é pouco conhecida por seu preço elevado, mas pela baixa citação de seu OE na literatura especializada.
.
Enquanto a camomila-romana é a mais sedativa, chamada mesmo de “anestésica” por Franchomme, Baudoux, Festy e Pénoël, a alemã ganha a etiqueta de a mais anti-inflamatória. Já a do Marrocos é conhecida por propriedades revigorantes, usada em fadiga crônica e em convalescências. O que ela guarda de diferente são álcoois presentes em artemísias e o álcool santolina. Infelizmente, há poucas informações sobre esta molécula.
.
Finalmente, as camomilas não podem ser confundidas com as margaridas de jardim. Embora exista no mercado o extrato lipídico de margarida-inglesa (Bellis perennis), desta flor não se extrai OE.
.
Gostou das informações? Se quiser conhecer mais OEs em detalhes, informe-se sobre nossos cursos.
.
Fotos: C. nobile: I. F. V.; C. mixtus: O. F-S.; M. chamomilla: I. J. Todas do Plants of the World Online do Kew Science.

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter