Casa Máy > Aromaterapia > Densidade dos OEs e nº de gotas
Você já deve ter topado com a informação de que 1 mL de OE equivale a um nº que varia de 20 a 40 gotas. A pergunta é por quê e como saber certinho o nº de gotas.
O nº varia porque cada OE tem densidade diferente, como também pingam de gotejadores com diferentes calibres (além do fator temperatura)..A maioria dos OEs tem densidade < 1; alguns poucos, > 1, como bétula-branca, cálamo, canelas ricas em eugenol ou aldeído cinâmico, levístico raízes, mirra e gatária.
Como o volume é inversamente proporcional à densidade, quanto mais denso, menor volume. Traduzindo, quanto mais denso, menos gotas ocuparão 1 mL (em temperatura e pressão constantes).
Se você tiver uma pipeta graduada, é simples pegar 1 mL de OE: basta aspirar o OE até esta marca. Do contrário, assumindo que a pipeta calibrada pra água medirá 20 gotas de água pra 1 mL e lembrando que a água tem densidade 1, use a fórmula D1*V1=D2*V2, na qual 1 é água e 2 é o OE em questão:
1*20=0,9046*x
x=20/0,9046
x=22,10 gotas (arredondando, 22 gotas do OE em questão, nesta pipeta, é 1 mL).
Pra este cálculo, usamos a densidade da camomila-romana. No dia a dia, este cálculo é dispensável. Aqui na Casa Máy a gente assume que os gotejadores das marcas são todos meio parecidos e trabalhamos com 1 mL = 25 gotas porque facilita as contas. Mas é importante saber como se chega neste número.
Beijo de cheiro, Mayra.