Casa Máy > Aromaterapia > Perfumes podem ser terapêuticos?

< voltar

Perfumes podem ser terapêuticos?

Postado às 09:52 do dia 02/02/22
Sob fundo laranja, está o desenho em preto de um frasco de perfume. Ao lado, lê-se a pergunta: perfumes podem ser terapêuticos? No canto inferior direito está o logotipo da Casa Máy.

Perfumes podem ser terapêuticos? Certa vez, fizeram-nos esta pergunta e respondemos que, se perfumes fossem terapêuticos, a humanidade já deveria estar ascencionada, pois os vem usando há milênios.

Mas e aqueles feitos com OEs? Estes, sim? Então a humanidade se manteve ascensionada até meados do século XIX, quando todos os perfumes eram feitos com OEs.

O que está acontecendo, aqui? Bom, pra variar, um problema de semântica. Terapia vem do grego therapeia, que significa prestar cuidados médicos (como por Hipócrates ou Galeno na antiga Grécia). Significa tratar. E terapêutico vem de therapeutiké, que significa a arte de escolher as melhores terapias pra tratar um enfermo.

Então, terapia é tratamento; tratamento é curar ou aliviar sintomas em doentes..Pode ser que quando usamos perfumes “terapêuticos” não estejamos doentes. Muitos que usam OEs pro próprio bem-estar relutariam se autodenominar doentes.

Cabe também a semântica de doença, ainda mais considerando uma sociedade que reluta em conviver com o desconforto e o não-funcional. Se um dia tudo que houver for se sentir doente, tudo poderá ser terapêutico. Até lá, perfumes são perfumes, remédios são remédios. Adoecer e sentir-se mal são estágios diferentes. Talvez haja perfumes terapêuticos – mas primeiro haverá alguém doente pra os usar.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter