Casa Máy > Aromaterapia > Janela terapêutica e pausa terapêutica

< voltar

Janela terapêutica e pausa terapêutica

Postado às 15:01 do dia 08/12/21

É uma convenção que tratamentos de aromaterapia durem por no máximo 21 dias. Caso haja necessidade de retomar o mesmo protocolo, convencionou-se que seja feito um intervalo sem uso de 5 a 7 dias, pra apenas então retomar o protocolo. Ciclos de 21 dias de uso intercalados com 5 a 7 dias sem uso são bem comuns na literatura especializada, sobretudo de tradição francófona.

Em português, às vezes se usa o substantivo janela como sinônimo de intervalo. Então, é possível ouvir profissionais recomendando que se façam janelas terapêuticas durante tratamentos mais longos, ou seja, que se façam intervalos sem uso; isto é, pausas sem uso.

Pra estes períodos sem uso, a expressão PAUSA TERAPÊUTICA é, entretanto, mais adequada que janela terapêutica. Por quê? Porque a farmacologia já definiu a expressão “janela terapêutica” de outro jeito e seria bom a gente adotar esta definição, a fim de usar o jargão correto, bem como transitar sem ruídos semânticos entre os campos de conhecimento em saúde.

JANELA TERAPÊUTICA é definido como o intervalo de tempo em que determinada concentração de uma dada substância produz efeitos terapêuticos antes de produzir efeitos tóxicos. Então, quando uma substância tem janela terapêutica estreita, mudanças pequenas em sua dosagem já podem provocar efeitos adversos, mas quando a janela é ampla, pode-se demorar mais pra observá-los. Outra consequência da janela terapêutica é o estabelecimento do intervalo de posologia da substância, em que intervalos longos antes da queda do efeito terapêutico dão origem a intervalos maiores de posologia.

Resumindo:- se quiser falar sobre um período sem uso de OEs durante um tratamento, fale em pausa terapêutica;- se quiser falar da relação entre tempo e efeito terapêutico de determinada dose de uma substância, fale em janela terapêutica.

Não é bom a gente aprender a usar corretamente um jargão? 😃

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter