Casa Máy > Aromaterapia > Posso substituir cedro atlas e himalaia pelo virgínia?

< voltar

Posso substituir cedro atlas e himalaia pelo virgínia?

Postado às 10:25 do dia 11/06/21

Perguntas genéricas requerem respostas compridas. Mas tentarei ficar no limite dos caracteres permitidos pelo Insta pra responder se o cedro-virgínia (Juniperus virginiana) substitui o cedro-atlas (Cedrus atlantica) e o cedro-himalaia (Cedrus deodara).

Olfativamente, embora ambos cheirem a madeira, são madeiras com qualidades diferentes. A gente pode comparar madeiras diferentes a cítricos diferentes. Pense num perfume com um topo cítrico de limão. Se você substituir o limão por laranja, é o mesmo perfume?

Vibracionalmente, ambos vem de madeiras. A gente pode comparar a energia de madeiras diferentes a de flores diferentes. Se você quiser trabalhar a energia da rosa, você a substituiria pela da camomila-romana apenas porque ambas são flores?

Quimicamente, embora os 3 OEs sejam carregados de sesquiterpenos, as moléculas são diferentes. Os dois cedros verdadeiros (Cedrus) têm como marcadores atlantonas, himacalenos e himacalóis. Embora estes dois últimos eventualmente até apareçam no OE do cedro-virgínia, este é mais caracterizado pela presença de cedrol e tujopseno, e contém vários monoterpenos. Então, se você buscar os mesmos componentes, dificilmente o virgínia poderá substituir o atlas e o himalaia. Mas existem as indicações terapêuticas e neste caso os 3 possuem similaridades: potenciais cicatrizante, descongestionante venoso e anti-inflamatório na esfera orgânica, e potencial calmante na psíquica.

E é por estas semelhanças desassamelhadas – e pelo fato de que os cedros atlas e himalaia correm risco de extinção – que se fala muito do virgínia substituindo ambos. Simples? Não. É como você querer substituir cipreste por pinheiro. Em algumas coisas, ok, em outras, não. Aliás, o cipreste guarda mais semelhanças químicas com o cedro-virgínia que os cedros atlas e himalaia. Mas aí o OE não vem da madeira, o que traz novas considerações.

Substituição perfeita não existe. Melhor é a gente trabalhar sabendo disso.

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter