Casa Máy > Aromaterapia > A aromaterapia é uma pseudociência?
A aromaterapia é uma pseudociência?
Muitas vezes, a melhor maneira de responder a uma pergunta é fazer outras: o tratamento precoce pra covid19 é pseudociência? Ou é apenas má ciência? Ou foi ciência temporária? Quando a ciência desmente a si mesma, o que foi verdade então não era ciência?
Outras perguntas:
– No séc. XIX, Ignaz Semmelweis demonstrou a importância da lavagem das mãos pra evitar doenças. Foi ridicularizado. Pseudocientista?
– Em 1911, Peyton Rous apontou a transmissão virótica de um tipo de câncer. Foi ridicularizado. Em 1989, um Nobel foi concedido a pesquisadores que confirmaram a ideia. Pseudociência?
– Nos anos 1980, o Dr. Barry Marshall foi ridicularizado por dizer que a H. pylori estava por trás de lesões gástricas. Pseudocientista?
– Dr. James Allison foi o primeiro a propor imunoterapia pro tratamento de câncer. Foi ridicularizado. Pseudociência?
Quando acusam a aromaterapia de pseudociência, é possível imaginar que o acusador desconheça os 26.166 resultados que surgem no PubMed apenas usando o descritor “essential oil”.
Complicado, porém, é se recusar conhecer a extraordinária complexidade dos OEs e seus mecanismos de ação, as intrincadas relações entre saúde e olfato, bioquímica e receptores olfativos e o papel da espiritualidade na felicidade humana só pra colocar tudo que se ignora na gaveta de pseudociência.
O objeto científico é o fenômeno observável que pode ser explicado pelo método científico. Seria mais honesto supor que não temos métodos científicos desenvolvidos pra explicar todos os fenômenos observáveis com o uso dos OEs do que achar que o uso de OEs é pseudocientífico.
Seria também menos arrogante. Tanto quanto o negacionismo significa cegueira à ciência, a soberba científica significa cegueira pela ciência. Ambos os comportamentos são ruins.
Há fenômenos da aromaterapia que parecem magia mesmo. Mas a combustão, que produz fogo, já foi considerada um tipo de feitiçaria.
E com isso não queremos isentar a aromaterapia do método científico (leia o post sobre Sci Washing), mas quero dizer que manter uma distância saudável do negacionismo & da soberba científicos é como se constrói conhecimento.
Beijos de cheiro, Mayra.