Casa Máy > Aromaterapia > Blend ou Sinergia?

< voltar

Blend ou Sinergia?

Postado às 22:12 do dia 01/04/21

O correto seria chamar de blend ou sinergia uma mistura de OE?

O correto é usar os OEs de forma responsável, e nome nenhum vai corrigir uma formulação usada sem critérios de segurança. Mas, falando estritamente de semântica, blend significa mistura, em inglês; e sinergia vem do grego e significa “sunergía”, cooperação.

Então, filosofando, a pergunta seria:
todo blend é sinérgico?

– De um modo geral, sim, pelo menos no sentido como usamos os OEs na aromaterapia, em que cremos que o efeito da mistura de OEs sempre será mais benéfico que o uso individualizado deles.
– Porém, de um ponto de vista estritamente bioquímico, misturas de substâncias só são sinérgicas quando efetivamente o resultado obtido é superior ao que se obtém com elas individualizadas e superior ao resultado simplesmente somatório delas. Ou seja, sinergia é 2+2=5.

Isso pode ser bem observado em estudos de aromatograma, quando se checa a concentração mínima inibitória de formulações anti-infecciosas com OEs. Em alguns casos, um blend pode não ser sinérgico, ie, ele pode ter um resultado inibitório até inferior ao dos OEs individualizados, ou pode ter um resultado simplesmente somatório (2+2=4).

Mas em aromaterapia não misturamos os OEs apenas pra combater micróbios. Há outros objetivos e seria muito difícil argumentar que misturas não são sinérgicas com esses objetivos mais sutis.

Por isso, aqui na Casa Máy, a gente é bem feliz usando blend como sinônimo de sinergia, mas também sabemos ensinar o conceito dentro da farmacologia e usá-lo quando apropriado 🤓🤗.

Conte se conhecia esta diferenciação e como prefere chamar suas misturas de OEs no dia a dia. Quero saber!

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter