Casa Máy > Aromaterapia > Quando dá ruim na pele

< voltar

Quando dá ruim na pele

Postado às 13:38 do dia 08/03/21

Aplicar óleos essenciais na pele é um clássico quando se quer cuidar de dores, estimular a circulação, diminuir inchaços, aliviar cólicas, estimular a imunidade, aliviar sintomas respiratórios, auxiliar uma cicatrização, prevenir rugas, auxiliar o tratamento de uma acne ou quando se quer obter prazer sensorial através do olfato.

Quando você segue o mantra da diluição (dilua, dilua, dilua…), o uso dérmico costuma ser bastante seguro, a pele costuma reagir bem à aplicação dos OEs.

E quais são as possíveis reações tóxicas do uso de OEs na pele? Basicamente, três:
– a fototoxidade, que é quando a aplicação de OEs ricos em moléculas fotossensibilizantes, seguida de exposição solar, provoca manchas escuras e até mesmo queimaduras na pele;
– a irritação, que é quando OEs contendo moléculas dermocáusticas entram em contato com a e pele e agem como ácidos fracos, causado um espécie de abrasão química;
– a sensibilização, que é quando o organismo reconhece determinadas moléculas presentes no OE como alérgenos, provocando uma resposta imune a elas.

Dos 3 tipos de reações, a sensibilização é a mais imprevisível, como todas as alergias costumam ser, pois a sensibilização varia de pessoa pra pessoa. Já a fototoxidade e a irritação dependem do OE em si. Dito de outra forma, um OE é fototóxico ou é irritativo, mas um OE não é alergênico por si só: pra se tornar alergênico, ele precisa encontrar uma pessoa sensível.

De toda forma, a melhor maneira de evitar a fototoxidade e a irritação cutânea – e a única maneira de diminuir a chance de você vir a se tornar sensível a alguma molécula presente em OEs – é o uso diluído, racional e não-prolongado de OEs na pele.

O pessoal da perfumaria sabe disso há décadas e já estabeleceu limites dérmicos máximos pra alguns OEs quando usados como fragrância em cosméticos. É uma boa ideia conhecer esses limites, sobretudo se você costuma usar OEs em cosméticos diários, de uso frequente e prolongado.

Já conhecia a importância da diluição dos OEs pra uso dérmico?

Beijos de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter