Casa Máy > Aromaterapia > SulAroma 2018 – texto de abertura

< voltar

SulAroma 2018 – texto de abertura

Postado às 16:10 do dia 03/09/18

O SulAroma – 1º Encontro Sul Brasileiro de 2018 ocorreu em Curitiba/PR, de 31 de agosto a 02 de setembro de 2018. Reuniu 155 participantes que trabalham e estudam aromaterapia e óleos essenciais em 20 horas de treinamentos, divididos entre mesas-redondas e workshops.

SulAroma 2018 banner 20180902_113822516_iOS 20180902_113823115_iOS

Leia abaixo o texto com que abri o encontro.

 

ABERTURA SULAROMA 2018

31 DE AGOSTO DE 2018

 

 

              Sejam todos bem-vindos ao SulAroma 2018 – 1º Encontro Sul Brasileiro de Aromaterapeutas.

               Serei breve nesta fala de abertura.

               O SulAroma nasceu como ideia em 2015, mas levou três anos para ser gestado. Numa década onde fazer mais e mais rápido é um valor, eu quase me orgulho da lentidão que este encontro levou para surgir.

               Como aromaterapeuta e ativista do amor às plantas, gosto de pensar que a cada dia nos aproximamos de seu comportamento porque, é algo que repito aos meus alunos, as plantas são os seres mais evoluídos do planeta.  

               Peter Wohlleben, em seu best-seller A Vida Secreta das Árvores, nos ensinou que as faias lentificam o crescimento de faias bebês, que chegam aguardar 80 anos antes de crescerem de fato. Mas essa espera – que o autor chama de período de amamentação – lhes traz robustez e um sistema imune forte. Muitas coisas inibiram o SulAroma de vir ao ar antes – no entanto, imagino que isso fez com que esta semente crescesse forte e o resultado é esta sala cheia e vibrante.

               Outra coisa que aprendemos com as plantas é sobre coragem e sobre amizade.

               Viver neste planeta – antes e durante o advento da espécie humana – exige coragem. Embora seja um chavão, é preciso dizer que ser empresário no Brasil exige coragem também. E ser um aromaterapeuta aqui, idem. Nós acordamos todos os dias sem saber que trama mirabolante se confabula em Brasília para que fitoterápicos desapareçam do mercado – como ocorrerá com muitos suplementos alimentares depois da nova lei que os regulamenta -, que trama mirabolante o Senado inventará para colocar o jugo do MEC na formação de todo e qualquer terapeuta holístico – como o do PL 174/2017; a que trama mirabolante os deputados cederão para jogar mais agrotóxico nas plantas que consumimos – como no PL do Veneno.

               Então o SulAroma 2018 é fruto da coragem de ser empresária e aromaterapeuta neste país.

               Mas as plantas nos ensinam que a coragem vem de uma rede de apoio – as amizades que fazemos.

               E agora vocês me deixem desfilar uma sequência inevitável de agradecimentos.

               É a amizade de cada um de vocês que se inscreveu neste encontro que o tornou possível, obrigada. É a amizade de cada um dos palestrantes e lojistas, que toparam estar aqui conosco, que tornou estas 20 horas que teremos pela frente possíveis, obrigada.

               É a amizade de Perla, Ana, Carmela, Bruno, Gabi e Márcia que ajudaram a pôr este evento em pé. Obrigada, equipe.

               Também quero agradecer o apoio muito particular que recebo de 4 mulheres com quem tenho tido o privilégio de conviver há dois anos em função da Abraroma: Sandra Spiri, Emilia Kiyohara, Carla Véscovi e Andrea Darco. A Abraroma é um outro capítulo de coragem e amizade e certamente as realizações que temos feito lá me impulsionaram a criar o SulAroma. Obrigada.

               Na esteira, agradeço ao grupo de 25 membros filiados da Abraroma com quem desenvolvemos a CertAroma. Todos contribuíram generosamente na divulgação deste encontro. Obrigada a vocês também.

               E há duas pessoas muito especiais a quem nunca conseguirei agradecer o suficiente. Tenho sorte de ter fada-madrinha e fado-padrinho em minha vida profissional dentro da aromaterapia. Leticia, da Canteiros, e Fabian, da Laszlo, são as pessoas com quem aprendi, com quem aprendo. Se ambos são meus mentores, este SulAroma é como se fosse um Trabalho de Conclusão de Curso, e eu a aluna que espera obter aprovação – na verdade, benção. Vocês são as faias que me amamentaram em meu crescimento. Obrigada.

               E, claro, há os homens de minha vida: meu marido, Chris, e meus filhos Kalyan e Tarik. Eu trabalho muito e neste ano eles têm me visto sentada na frente do computador depois das seis da tarde e aos finais de semana muito além do que seria ideal. Obrigada pelo que temos juntos e obrigada por apoiarem meus sonhos. Eu os amo. Está aberto o SulAroma 2018.

 

Muito obrigada por ter feito parte deste encontro! Meu coração ficou transbordante de alegria.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter