Casa Máy > As Melhores Partes - Posts > ficção > As 100 melhores lendas do folclore brasileiro – A. S. Franchini

< voltar

As 100 melhores lendas do folclore brasileiro – A. S. Franchini

Postado às 12:57 do dia 28/01/15

Franchini (Porto Alegre, 1964) já escreveu vários livros sobre lendas e mitos, das mais diversas culturas. Mitologia nórdica, egípcia, greco-romana, lendas chinesas, astecas, hindus – não há universo que ele não tenha estudado. Este volume contempla o nosso, trazendo histórias indígenas e também aquelas de origem europeia que foram aqui aclimatadas. Ao final do volume, um prático guia traça o perfil de principais e desconhecidas personagens de nosso folclore, de Anhangá ao Lobisomem, do Chupa-Cabra (quem tem mais de 35 anos talvez se lembre do nascimento desta entidade no interior de São Paulo) ao Zumbi, do Saci-Pererê à Alamoa.

A parte 1 do livro, dedicado às lendas indígenas, é especialmente saborosa. Conhecer como elas contam a origem do mundo, da noite, dos alimentos é muito interessante. No Brasil, excetuando o período do Carnaval, quando as escolas de samba resgatam as histórias mais remotas dos primeiros habitantes do Brasil, nunca mais temos chance de ouvi-las. Mesmo versões televisivas do Sítio de Pica-Pau Amarelo modificam tanto o encantado reino de Narizinho, que é possível que as crianças vejam a Cuca e achem que se trata de uma animação japonesa.

A segunda parte do livro traz contos tradicionais na versão abrasileirada. Há fábulas que reconhecemos de bate-pronto e também as histórias de Pedro Malazarte que, com certeza, em tempos de politicamente correto, jamais ganhariam um seriado no Discovey Kids. Se até mesmo querem banir do mercado Negrinha, que dirá de O Negrinho do Pastoreio, história da mais comovente sobre os abusos da escravidão? Então, antes que a patrulha do “melhor banir que ensinar” impeça que novas gerações tenham contato com épocas em que todos erramos, leia este volume de Franchini.

 

 

revisto por Mayra Corrêa e Castro © 2015

 

FRANCHINI, A. S. (Ademilson S.) As 100 melhores lendas do folclore brasileiro. Porto Alegre: L&PM, 2012, 2ª edição.

 

 

Se você gostou deste blog, considere comprar os livros que citamos através de nossos links acima ou abaixo. Isso nos ajudará.

Compre através da Livraria Cultura – Clique Aqui

Compra através da Amazon brasileira – Clique Aqui

Comentários

Galeria de Fotos do Pinterest

Assinar Newsletter