Casa Máy > As Melhores Partes - Posts > autoras > Novelos nada exemplares – Susan Blum
Susan Blum (1963) é psicóloga, professora de português na Universidade Positivo, em Curitiba/PR, e fez seu mestrado na UFPR em cima da obra de Julio Cortázar. Essa paixão – e outra, a por Clarice Lispector – ficam evidentes assim que a conhecemos ou abrimos as primeiras páginas de seu livro Novelos Nada Exemplares. Aliás, descobri que a taxa de aficionados pelo escritor argentino pode chegar a 30% num mesmo ambiente, com a possibilidade de outros tantos irem para Gabriel García Márquez. Conclusão: há grandes chances do livro de Susan cair nas mãos de um fã do primeiro grupo que, certamente, vai curtir as conversas que ela faz com as obras de seu escritor preferido.
Publicado em 2010, Novelos Nada Exemplares tem um tom marcante de originalidade e charadas espalhadas por todos os contos. É um volume escrito por quem estuda e ama literatura, mas também os processos inconscientes, que ora ficam ocultos, ora se revelam conforme a autora vai tecendo narrativas-instantes.
Se você gostar de anagramas, palíndromos, onomatopeias, sinestesias e brincadeiras com a tipologia, o livro é um prato cheio, um novelo que você apreciará desenrolar.
Preste atenção nos contos Ano Novo, Velho Amor, em Metamorfose Brasileira, em Feng Shui, em Em Terra de Cego, Quem Tem um Olho…, em O Cego Voyeur , e em Lacradas, exemplos de como Susan vê pelo avesso do senso comum.
revisto por Mayra Corrêa e Castro ® 2012
BLUM, Susan. Novelos nada exemplares. Londrina/PR: Amplexo Editora, 2010.
(O livro pode ser adquirido diretamente com a autora. O seu facebook é http://www.facebook.com/susan.blummoura )