Casa Máy > As Melhores Partes - Posts > aromaterapia > 50 óleos essenciais – Marie-Noëlle Pichard
Eita nóis, os problemas de tradução. Este livro está lotado deles. É uma pena quando uma editora se dispõe a trazer literatura sobre aromaterapia ao Brasil e não chama um revisor técnico, da área, para trabalhar o material. Aí sobram coisas tolas, como chamar camomila de macela; cisto/ládano de esteva; Cymbopogon citratus de citronela; sempre-viva de perpétua; alecrim Qt cineol de alecrim do Marrocos; alecrim Qt3, alecrim simplesmente; cânfora Qt cineol, apenas cânfora; e meter um pinho-de-riga no meio das receitas sem esclarecer que se trata do Pinus sylvestris.
Fora esses problemas, o livro indica ingestão de óleos essenciais, mas sem especificar quantas gotas. Há uma indicação geral de que se pode tomar 1 gota dentro do miolo de pão, de um torrão de açúcar (no Brasil, não temos o hábito dos torrões de açúcar e, como a tradutora não esclarece isso, podemos imaginar alguém comprando torrone pra ingerir óleo essencial) ou com um pouco do mel. Mas existem situações onde a indicação é ingerir gotas, no plural. E o medo do que o povo possa fazer?! Já imaginou alguém ingerir 10 gotas de tomillho timol? Ou 15 de tea tree?! Pronto-socorro na hora, caramba!
Há traduções que são mais um desfavor que um favor. Talvez aqui a tradutora não tenha culpa – mas o editor, com certeza, esse tem. Toda literatura sobre terapias complementares deveria ter um revisor técnico – é uma responsabilidade para com a segurança do leitor.
Então, compre o livrinho apenas se for um leitor inveterado de aromaterapia, uma professora de aromaterapia – como eu – , ou se tiver muito conhecimento sobre o assunto para ter critério com as informações passadas na edição.
Em tempo: a autora, pelo que pude pesquisar, escreveu este livro e mais uns três na área da saúde natural (Florais de Bach, argila, bicarbonato de sódio) e depois se dedicou apenas à literatura infantil, sendo ilustradora. Como ilustradora, seus livros parecem bem melhores.
revisto por Mayra Corrêa e Castro ® 2013