Casa Máy > Aromaterapia > Qual sistema médico sustenta sua aromaterapia?

< voltar

Qual sistema médico sustenta sua aromaterapia?

Postado às 09:38 do dia 03/02/25
A imagem traz uma miniatura do pôster do curso Criando um plano de cuidado aromaterapêutico e a frase: Qual sistema médico sustenta sua aromaterapia? Curso em março. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, fundada em 2009, e o site www.casamay.com.br.

Quando a famosa personagem de Lewis Carroll, Alice, pergunta ao gato sobre o caminho que deveria seguir, ele demonstrou que qualquer um serviria, já que ela não sabia aonde ir. Muitos aromaterapeutas, embora saibam aonde ir – aliviar determinado sintoma -, descobrem que identificar o destino não é suficiente pra se conhecer o caminho. Alice, mesmo que soubesse para onde vai, se veria diante de muitos caminhos, tendo ainda que tomar a decisão sobre qual deles escolher.

Na aromaterapia é parecido, já que ela não existe sem um sistema médico que a suporte. A aromaterapia não define os processos do adoecimento nem da saúde. Quem faz isso é a medicina ocidental (biomedicina), a medicina tradicional chinesa (MTC), o Ayurveda indiano, a Antroposofia – todos sistemas médicos complexos. Se Alice estivesse diante de uma dor de cabeça, e seu destino fosse aliviá-la, o caminho da biomedicina seria os analgésicos, o do Ayurveda seria diminuir o dosha pitta, o da MTC reequilibrar o meridiano da vesícula (por exemplo), o da Antroposofia um Ansiodorum (por exemplo).

No curso Criando um Plano de Cuidado Aromaterapêutico, que ocorrerá em março de 2025, ensinaremos como evidenciar os caminhos da aromaterapia rumo ao objetivo da intervenção. Mostraremos que você, aromaterapeuta, precisa saber de antemão a que tradição médica se filia antes de definir o método que empregará para auxiliar seu interagente.

Um aromaterapeuta que sabe apenas o destino pode se perder pelo caminho. Essa seria a segunda lição que Alice precisaria aprender.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter