Casa Máy > Aromaterapia > Conceitos essenciais: dose eficaz
Dose eficaz é a dose que produz um efeito terapêutico observável; ou seja, aquela que permite observar o efeito terapêutico desejado.
Por aí você já deduz o enrosco que é determinar a dose eficaz em aromaterapia. Seria factível se os únicos efeitos desejados com o uso do OEs fossem ações orgânicas, mas a aromaterapia está longe de lidar apenas com o orgânico: ela também lida com o comportamental.
Mas o fato de ser factível determinar a dose no orgânico não quer dizer que seja trivial pois usamos os OEs pra inúmeras situações, por diferentes vias de administração, em variadas formas de uso.
E o que dizer do comportamental? Primeiro teríamos que delimitar o que é comportamental. Então, teríamos que definir quais comportamentos são passíveis de terapeutização. Depois, teríamos que determinar escalas pra se avaliar diferentes comportamentos terapeutizáveis. Pra ilustrar: embora ansiedade seja um sintoma com manifestações orgânicas, há o comportamento ansioso; e este possui componentes não orgânicos como, por exemplo, o pessimismo. O pessimismo é terapeutizável? Com óleo essencial? Se uma pessoa ansiosa viajar de avião 3x seguidas e não pensar que ele vai cair em 2 delas, o pessimismo foi curado?
Dose eficaz, em aromaterapia comportamental, não é uma equação simples. O motivo não reside em não sabermos quantas gotas usar: reside no fato de que não sabemos mensurar muitos aspectos do comportamento que são endereçados com a aromaterapia.
Pra determinar dose eficaz, primeiro temos que saber medir o efeito desejado. Por exemplo, autoconhecimento – algo inerente ao processo aromaterapêutico – é mensurável?
Venha estudar na Casa Máy. Aqui a gente sabe fazer perguntas que impulsionam nossa prática.
Beijo de cheiro, Mayra.