Casa Máy > Diversos > Conceitos essenciais: não confunda diluição com dispersão

< voltar

Conceitos essenciais: não confunda diluição com dispersão

Postado às 14:51 do dia 29/10/24
A imagem traz a fotos de 3 ramos de canela e uma semente de anis-estrelado secos e a frase: Conceitos essenciais: não confunda diluição com dispersão. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, fundada em 2009, e o site www.casamay.com.br.

Diluição e dispersão não são a mesma coisa. Um óleo pode estar diluído em outro óleo, mas estará disperso em água.

Relembrando um axioma dentro da química — semelhante dilui semelhante —, refere-se ao fato de que substâncias polares diluirão outras igualmente polares, e aquelas apolares diluirão outras apolares.

Como os óleos essenciais são substâncias apolares, assim como os óleos gordurosos, usamos estes para diluir aqueles. Mas como a água tem natureza polar, ela não é capaz de diluir adequadamente um OE. Assim, se você pingar o OE em água e agitar para misturar, o OE poderá ficar disperso, mas não estará diluído.

A história seria simples assim se os OEs fossem formados sempre pelo mesmo tipo de molécula, mas não é o caso. As moléculas que contêm oxigênio podem apresentar algum grau de afinidade com a água e efetivamente se diluírem em certa medida dentro dela. Reside nessa característica a diluição de uma diminuta quantidade e de tipos específicos de moléculas voláteis no hidrolato. Mas, no comportamento geral, dizemos que os OEs não se diluem em água.

Na próxima vez que usar seu aparelho ultrassônico, pingue o OE na água pra dispersá-lo 😉

Venha estudar conosco. Aqui a gente ensina a regra e o que se desvia dela.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter