Casa Máy > Aromaterapia > Conceitos essenciais: não confunda laudo cromatográfico com atestado de pureza

< voltar

Conceitos essenciais: não confunda laudo cromatográfico com atestado de pureza

Postado às 14:32 do dia 17/10/24
A imagem traz a ilustrações de duas folhas de textura macia e a frase: Conceitos essenciais: Não confunda laudo cromatográfico com atestado de pureza. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, fundada em 2009, e o site www.casamay.com.br.

Se você ainda acha que laudo cromatográfico é sinônimo de atestado de pureza do óleo essencial precisa ler este post!

Não é.

O que um laudo cromatográfico diz é quais foram as moléculas encontradas em uma amostra testada. Se encontrou adulterantes – eles estarão relatados. E se não encontrou adulterantes, pode ser que eles não tenham sido investigados. Sério?! Infelizmente, sim.

Um exemplo é o dihidrolinalol, uma molécula que marca a adulteração do linalol. Como se trata de uma molécula em quantidade traço, a menos que seja demandada a sua investigação em testes usualmente feitos por marcas comerciais, sua presença ou ausência não será relatada numa cromatografia comum com finalidade para venda de OE.

Já atestado de pureza é quando o laboratório atesta que não foram encontrados os adulterantes usuais no tipo de OE testado e que seu perfil químico corresponde ao de um OE puro e autêntico.

As orientações preliminares pra uma análise laboratorial, a metodologia da análise e a interpretação do resultado obtido é que permitem saber se um OE é puro e autêntico.

Assim, ter cromatografias em um site é um ponto de partida, mas não o de chegada.

Venha estudar conosco. Aqui na Casa Máy a gente prepara aromaterapeutas do ponto de partida ao ponto de chegada.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter