Casa Máy > Aromaterapia > Conceitos essenciais: não confunda qualidade com terapeuticidade

< voltar

Conceitos essenciais: não confunda qualidade com terapeuticidade

Postado às 14:17 do dia 11/10/24
A imagem traz a ilustração de um raminho de folhas de alguma erca fresca e a frase: Conceitos essenciais: Não confunda qualidade com terapeuticidade. Completam a imagem o desenho de uma janela aberta com floreira, que é o logo da Casa Máy, fundada em 2009, e o site www.casamay.com.br.

Não confunda qualidade com terapeuticidade. Não é porque uma substância tem qualidade que será terapêutica.

Pensando em substâncias que possuem atividade farmacológica, como os óleos essenciais, diz-se que a qualidade é um dos fatores necessários para se observar o efeito terapêutico – mas não só!

Primeiro que não existe qualidade intrínseca: qualidade é um atributo relativo na medida em que se estabelece quais os marcadores de qualidade que se espera de uma substância segundo objetivo para o qual ela será usada.

Segundo que efeito terapêutico depende de dose e não qualquer dose: a dose eficaz.

Terceiro, depende do organismo da pessoa e do histórico de sua doença.

Um mesmo medicamento – cuja qualidade é comprovada para a finalidade – não obtém 100% de efeito terapêutico com 100% de pessoas. Isto é muito óbvio. Por que as pessoas acreditam que com os óleos essenciais seja diferente – bom, talvez porque ninguém ainda lhes tivesse ensinado isso. Agora já lhe ensinamos.

Venha estudar na Casa Máy: aqui a aromaterapia sai do básico e passa longe da mágica.

Beijo de cheiro, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter